Viajar

Uma das cidadelas mais exóticas da Provence é a de Les Baux de Provence, que na Idade Média abrigou poderosos senhores feudais e a mais famosa das Cours d´Amour provençais, nas quais trovadores louvavam as damas bem-nascidas.

 

Les Baux de Provence

As pedras que ainda falam em Les Baux de Provence !

Les Baux, ergue-se como extensão natural de um grande planalto rochoso. O castelo em ruínas- que se visita –  e casas antigas ( hoje com muitas boutiques e restaurantes ) têm vista para o Vale do Inferno com suas estranhas rochas; no passado, segunda a lenda, foi antro de bruxas e gnomos.

Na Idade Média, Les Baux abrigou poderosos senhores feudais que se diziam descendentes  do rei-mago Baltazar. Era a mais famosa das Cours d´Amour provençais, nas quais trovadores louvavam as damas bem-nascidas.

O ideal de amor na corte, eterno porém não correspondido, contrasta com a natureza guerreira dos senhores da cidadela. A glória de Les Baux terminou em 1632. Tornara-se uma fortaleza protestante e Luis 13 ordenou sua destruição. Apesar da ordem de destruição, a aldeia sobrevivente abaixo, tem uma pracinha, a église St Vincent do século 12, a chapelle des Penitents Blancs, e o Musée Yves Brayes.

No sudoeste ficam as ruinas da Abbaye do Mont-Maour, uma igreja românica do século 12 com sua cripta circular. Mas nada como flanar por suas ruelas, onde o vento mistral  é menos penetrante, e se imaginar na Idade Média!

Em 1821,  bauxita foi descoberta aqui e as pedreiras em desuso recebem belíssimas exibições audiovisuais ( Les Carriéres de Lumiéres ).

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.