A Provença faz sonhar turistas do mundo inteiro com seus campos de lavanda, oliveiras, canto das cigarras, artesanatos, mercados, touradas, riqueza histórica e culinária.

Provença

O ideal é fazer base em uma cidade e visitar a região de carro durante o dia, mas selecionamos hotéis e restaurantes, par ici et par là, para que você decida onde quer plantar sua bandeira. Durante o verão, organize sua viagem na Provença pesquisando os melhores programas nos diferentes Festivais de cada cidade.

A Provença se faz em mais do que uma viagem. Escolha a região que preferir e visite bem, o ideal é aproveitar do ambiente geral.

Regiões da Provença

Nossa sugestão é a seguinte:

Vaucluse

Começar em Orange (TGV), visitar rápido e alugar um carro para ir Avignon (TGV direto), St Rémy, Le Baux et Arles. Se tiver um tempo dê um pulo até Uzès ou Eygalières. Este roteiro necessita de, no mínimo, 5 dia inteiros.

Luberon

Chegar por TGV em Aix en Provence (TGV direto), ir até o ponto mais longe em Gordes, Roussillon, Menerbes, Lacoste, Bonnieux, Curcuron, Loumarin. Este roteiro necessita de 7 dias, pois Aix en Provence merece mais do que uma paradinha rápida e você pode querer fazer um desvio por Manosque e os campos de lavanda.

Var – Côte d’Azur

Chegar em Nice (TGV), nossas opções preferidas são St-Tropez/Ramatuelle e Saint-Jean de Cap Ferrat, com uma visita pelo interior para Saint-Paul de Vence e a Fondation Maeght, assim como Grasse, um passeio na “corniche” até Èze, uma visita à Villefranche para jantar, sem esquecer uma saida de barco até Mônaco. Mas , claro, isto depende do tipo de hotel ou seu estilo de viagem.

Cidades e Vilarejos Provençais

Avignon

Às margens do Rhône, foi a cidade dos papas no século XIV. O centro todo murado (remparts) é lindíssimo e em julho atrai um número enorme de turistas para o Festival de Teatro (para ver o programa, clique aqui). O Palácio dos Papas, um excepcional patrimônio cultural da UNESCO, vale uma visita com guia. Não perca os jardins, a famosa ponte medieval, os vários museus e a Fundação Yvon Lambert com suas exposições de arte contemporânea de grande qualidade.

provença

Hotel-Restaurante:

Le Prieuré *****
Lindo Hotel no meio da cidade medieval de Villeneuve-lès-Avignon.
7 Place du Chapitre  30400 Villeneuve-lès-Avignon
Tel.:+33 (0)4 90 15 90 15
www.leprieure.com

Entre Vigne et Garrigue
Restaurante uma estrela no guia Michelin e guest house de charme.
Mas Saint Bruno  30131 Pujaut
Tel.: +33 (0)4 90 95 20 29
www.vigne-et-garrigue.com

La Mirande
Esse hotel tem localização estratégica: fica na frente do Palais des Papes. Fora isso tem uma decoração ultra refinada, com móveis de época e tecidos de bom gosto. O restaurante é reputado e pode-se ter aulas de culinária.
4, place de la Mirande  84000 Avignon
Tel.: +33 (0)4 90 14 20 20
www.la-mirande.fr

 

Orange

Estando em Avignon ou à caminho, não deixe de visitar Orange, que tem um imenso patrimônio Galo-Romano. Um lugar especial é o seu Théatre Antique, cuja a qualidade acústica é impressionante (veja aqui). Se é um amante de música clássica e ópera, confira a programação do mês de julho das Chorégies d’Orange, aqui.

provença

Saint-Rémy de Provence

Certamente uma das cidades mais famosas do Alpilles. Os amantes de pedras antigas irão apreciar a riqueza do seu patrimônio: Glanum, Mausoléu de Antiguidades, Arc de Triomphe, Saint Martin, Saint Paul Mosteiro de Mausole.

Mansões restauradas, fontes e lindas praças onde as sombras e cigarras convidam ao dolce fa niente. A natureza rica e variada, inspirou muitos artistas como Van Gogh e a cidade muito sofisticada é rica em antiquários e casas de decoração. Não perder os chocolates e geléias de Joel Duran!

Hotel-Restaurante:

Château des Alpilles ****
O típico Hotel de charme. Todas as pessoas para quem indicamos adoraram !
Route de Rougadou 13210 Saint-Rémy de Provence
Tel.: 04 90 92 03 33
www.chateaudesalpilles.com

                                              

Hotel le Vallon de Valruges *****
Foi reformado à pouco tempo, além de charmoso , está muito confortável. Come-se bem no seu restaurante.
9, Chemin Canto Cigalo 13210 Saint-Rémy de Provence
Tel.: 04 90 92 04 40
www.vallondevalrugues.com

                                                

Restaurante La Maison Jaune
15, Rue Carnot 13210 Saint-Rémy de Provence
Tel. : 04 90 92 56 14

Estando em St Rémy, não deixe de dar um pulo à cidadezinha de Eygalières, para almoçar ou jantar no:

Chez Bru – Restaurante e Maison d’Hôtes
Route d’Orgon 13810 Eygalières
Te: 04 9 090 60 34
www.chezbru.com

                                               

Les Baux de Provence

Vilarejo provençal no coração dos Alpilles, majestosamente situado sobre um plateau rochoso de 245 m acima do nível do mar, com uma vista espetacular da Provença.

Eram inicialmente cavernas em que o homem se refugiou e depois a cidade tem sua historia ligada a família monegasca Grimaldi. O vinho de Les Baux é um AOC (Appellation d’Origine Contrôlée) e já era apreciado pelos romanos. Muitos artistas foram seduzidos por Les Baux, incluindo o pintor Yves Brayer, cujo o museu que leva o seu nome reúne telas, aguarelas e desenhos.

                                                  provença

Hotel-Restaurantes

L’Oustau de Baumanière *****
Talvez seja o hotel mais famoso da Provence. Seu charme já atraiu inúmeros visitantes celebres entre os quais reis e rainhas… Restaurante estrelado à  altura da sua reputação ! Além disso, não perca a oportunidade de relaxar no maravilhoso Spa…
13520 Les Baux de Provence
Tel.:+33 (0)4 90 54 33 07
www.oustaudebaumaniere.com

La Cabro d’Or *****
“Primo irmão” do Baumanière, ficar em um é como ficar no outro.
O autêntico charme da Provence !
13520 Les Baux de Provence
Tel.: +33 (0)4 90 54 33 21
www.lacabrodor.com

 

Arles

Colonizada pelos gregos, tornou-se romana por César que em 46 Antes de Cristo trouxe os veteranos das suas legiões. As touradas acontecem durante a Féria d’Arles, na Páscoa, na mesma arena que sediava os jogos romanos na século I (Confira aqui).

Frédéric Mistral a escolheu para instalar o Museon Arlaten Arles (1899) e fazer dela a capital da cultura e da língua provençal. Vincent Van Gogh imortalizou a cidades através de suas obras e pinturas e Picasso gostava das touradas que imortalizou em suas pinturas. Vários festivais acontecem durante o verão mas o Encontro Internacional de Fotografia vale a programação de datas para a viagem (Confira as exposições do “Les Rencontres d’Arles”, clique aqui).

Não deixe de visitar o magnífico “cloître” do Monastère de Saint-Trophime, assim como sua Catedral !

Hotéis

Le Mas de Peint
Decorado com personalidade e bom gosto.
Le Sambuc 13200 Arles
Tel.: +33 (0)4 90 97 20 62
www.masdepeint.com

L’Hôtel Particulier ****
Hotel tem charm e personalidade
4, Rue de La Monnaie  13200 Arles
Tel.: +33 (0)4 90 52 51 40
www.hotel-particulier.com

Les Temps des Olives – Maison d’Hôtes de Charme
Ligia e Mario Pena Costa (que sao brasileiros)
31 Avenue des Alpilles
13890 Mouries
Tel. 04 90 54 49 42
www.letempsdesolives.com

Restaurante

Restaurante L’Atelier (de Jean Luc Rabanel)
7 rue des carmes 13200 Arles
Tel.: +33 (0)4 90 91 07 69

Leia mais em nosso artigo, com os detalhes dos Les Rencontres d’Arles e outras dicas. Clique aqui.

Uzès

A cidade não faz parte da Provence, mas está a 40km de Avignon e vale o desvio, é um antigo ducado e a cidade é realmente muito bonita. Olhe aqui a historia da familia e do castelo: www.duche-uzes.fr/fr/chateau.Vestígios romanos e o aqueduto romano: Pont du Gard, patrimônio Mundial da UNESCO construído há 2.000 anos. Impossível de resistir ao charme do bairro antigo de Uzès restaurado respeitando a sua autenticidade.

Aliás, planeje bem sua ida ao Pont du Gard, pois existem um espetáculo maravilhoso de som e luzes. Veja aqui a agenda: www.pontdugard.fr

Hotéis

Hôtel Le Vieux Castillon****
No vilarejo de Castillon, nao longe do Pont du Gard e de Uzès. Um charme de pedras antigas, pois a cidadezinha é medieval e o hotel é construido em casas da Renascença.
10, Rue Turion Sabatier 30210 Castillon-du-Gard
tel.: +33 (0)4 66 37 61 61
http://hotel-vieux-castillon.com

Lisa M
Uma “chambre d’hôtes” charmosa e cosy ! Conhecida também pelo seu restaurante.
3, Place de la Madone 30210 Vers-Pont-du-Gard
Tel : +33 (0)4 66 22 92 12

Restaurantes

L’Artémise
Chemin de la Fontaine aux Boeufs 30700  Uzès
Tél. : +33 (0)4 66 63 94 14
www.lartemise.com

Museu

Museu Bonbon Haribo
Para uma escapada com crianças e mudar de assunto, divirta-se no museu da marca de bombons Haribo.
www.museeharibo.fr

L’Isle sur la Sorgue e Fontaine de Vaucluse

Entre Avignon e Gordes, a Isle sur la Sorgue é uma parada bem interessante para os que gostam de feiras ao ar livre, que acontece todos os domingos. No entanto, esta cidadezinha que está à beira do rio Sorgue e é chamada de “Veneza da Provence”, tem toda uma programação de “Brocantes” onde pode-se encontrar antiguidades e todos os tipos de objetos (somente no sábado, domingo e segunda). E, até, passear de canoa pelos canais ! Outro programa imperdível é ir no mercado (feirinha) que se instala nas quintas e domingo de manha, uma ótima maneira de conhecer as especiarias e produtos da Provença.

Hotéis

La Carol’Isle
Uma “maison d’hôtes” charmosa de 3 suites num “hôtel particulier” antigo que foi restaurado.
11, rue Denfert-Rochereau
www.lacarolisle.com




Restaurantes

Restaurante Le Jardin du Quai (terraço num jardim lindo)
91, avenue Julien-Guigue
www.lejardinduquai.com 



Le Vivier Restaurante (na beira do Sorgue)
800, cours Fernande-Peyre
www.levivierrestaurant.com

Le Café de France
Uma brasserie tradicional na praça da igreja, par tomar um café e olhar o movimento.
14, place Liberté

Para os gourmets, sugerimos um pulinho no “Le Caveau de la tour de l’Isle” para comprar vinhos ou degustação (12, rue de la République. Tél. : 04 90 20 70 25 ) ou no emporio “Sous un olivier”, que tem produtos provençais : tapenades, calissons, mel da Garrigue, mostardas , sal, vinagres à moda antiga e, claro, azeites da regiao (16, rue de la République. Tél. : 04 90 20 68 90. www.sousunolivier.com

)

Outra esticada nesse caminho é visitar a Fontaine de Vaucluse, num vilarejo pitoresco, que é a origem do rio Sorgue e é uma fonte de água muito importante da Europa devido à sua enorme rede de caves subterrânea. É um lugar lindo, mas a experiência é um pouco reduzida pela quantidade de turistas … assim, recomendamos visitar fora das férias dos europeus !

                                                             

Gordes

A 40 km de Avignon é uma aldeia na borda do planalto Vaucluse e um dos lugares mais visitados no Luberon. O imponente castelo que domina a vila remonta ao século X e foi remodelado durante o Renascimento. A Abadia de Senanque do século XII próxima a cidade vale a visita.

Hotel-Restaurantes

Les Bories & Spa *****
Route de l’Abbaye de Senanque – 84220 Gordes
Tel. : +33 (0)4 90 72 00 51
www.hotellesbories.com

La Bastide de Gordes *****
Hotel de charme, situado dentro do village. Piscina gostosa e SPA com produtos Sisley. A suite com enorme terraço vale pela vista do Luberon e pelo conforto !
www.bastide-de-gordes.com

Hostellerie Le Phébus *****
Hotel 5 estrelas chic e simpático, tem bons quartos, bela piscina e um SPA Carita. Ótimo restaurante que honra a culinária provençal. Fica  perto de Gordes, mas já é em outra cidadezinha que se chama Joucas.
www.lephebus.com

Restaurante L’Estellan
Montée de Gordes – Les Imberts – 84220 – Gordes
Tel. : +33 (0)4 90 72 04 90
www.restaurant-estellan.com

Roussillon

Vilarejo localizado no coração dos maiores depósitos de ocre no mundo onde as combinações desses óxidos fornece uma variedade infinita de cores encontradas nas paisagens e casas da cidade.

Le Clos de la GlycineHotel Restaurante ***
Rue de la Poste  84220 Roussillon
Tel. : +33 (04 90 05 60 13
www.luberon-hotel.com

Um dos programas deste vilarejo é visitar a coperativa Ôkhra, que é uma usina de ocres, com exposiçoes , ateliers, etc. http://okhra.com/

Aix en Provence

CidadeD’água (Aix), da arte e capital histórica da Provence. Sua Cours Mirabeau, avenida que data do século XVII, com seus muitos cafés, fontes e suas mansões encantam a todos os visitantes. O mais célebre nativo da cidade tem lá um museu realmente maravilhoso: Paul Cézanne que entre outras obras pintou a enigmática montanha Sainte-Victoire, à 15 km da cidade. Em julho, acontece o mais prestigiado festival de Opera da França (confira aqui).

Hotéis

La Villa Gallici *****
Avenue de la Violette – 13100 – Aix-en-Provence
Tel. : +33 (0)4 42 23 29 23
www.villagallici.com

La Maison d’Aix ****
Um “Hôtel Particulier” antigo, muito charmoso e bem decorado, em pleno centro da cidade, destaque para o “secret spa” e sua piscina, que pode ser privatizada. Só têm 3 quartos e uma suite, para momentos especiais … e você se sente em casa.
25, rue du 4 septembre 13100 Aix en Provence
Tel.: +33 (0)4 42 53 78 95
www.lamaisondaix.com

Restaurantes

Restaurant Pierre Reboul
Excelente cozinha, num ambiente muito moderno. Um dos melhores de Aix !
11, petite rue Saint Jean 13100 Aix en Provence
Tel. : +33 (0)4 42 20 58 26
www.restaurant-pierre-reboul.com

Mitch
Bem no centro da Aix, o must é o terraço, mas dentro é muito charmoso.
26, rue des Tanneurs 13100 Aix en Provence
Tel.: +33 (0)4 42 26 63 08
www.mitchrestaurant.com

Les 2 Frères
Decoração bacana, uma mistura de antigo e contemporâneo. Um bom endereço.
4, rue Reine Astrid 13090 Aix en Provence
Tel: +33 (0)4 42 27 90 32
www.les2freres.com

Guloseimas

Chocolatier Confiseur Puyricard
Considerado o melhor calisson d’Aix !
7-9, rue Rifle-Rafle 13100 Aix-en-Provence
420, route du Puy Sainte Réparade 13090 Aix-en-Provence
http://chocolaterie.puyricard.fr

La Cure Gourmande
Uma loja de bombons, biscoitos, calissons, caramelos, nougats, etc. Presente nas principais cidades da Provence.
www.curegourmande.fr

Museus

Estando em Aix, verifique qual é a exposiçao do Musée Granet (www.museegranet-aixenprovence.fr) ou visite o Atelier de Cézanne (http://www.atelier-cezanne.com/).

Mas, sobretudo, não deixe de ir na Fondation Vasarely  (http://www.fondationvasarely.fr/):

Ménerbes, Bonnieux e Lacoste

Ménerbes é uma aldeia aninhada no topo de uma colina rodeada por videiras e vegetação que traz serenidade e bem estar. Habitada desde o Neolítico, sem interrupção até a Idade Média.Visitas: A abadia de St Hilaire XIV, a Capela de St. Blaise do XVII.

Vale saber também que foi  a residência e inspiração para o livro «Um Ano na Provence» do escritor Peter Mayle que devido ao sucesso da obra contribui com o aumento de visitantes.

 

Ménerbes é perto de vilarejos que são imperdíveis: a charmosa Bonnieux, a ingrime Lacoste, a simpática Loumarin, a praça animada de Cucuron com seu étang e, um pouquinho mais longe, as ruinas de Oppède Le Vieux.

Hotéis

Domaine de Capelongue o Restaurante gastronômico do chef Edouard Loubet *****

Um dos hotéis mais bacanas da Provence, esse relais & Chateaux tem tudo para agradar … Casa tipo bastide provençal de pedras, jardins com lavandas, uma bela piscina, quartos confortáveis e um delicioso restaurante gastronômico. Além de tudo Bonnieux é um charme ! What else ??
Les Claparedes – Chemin des Cabanes 84480 Bonnieux en Provence
Tel. : +33 (0)4 90 75 89 78
www.capelongue.com

La Bastide de Marie****
Esta Bastide provençal pertence ao grupo Sibouet, conhecido por seus hotéis de Megève e, em particular, pelos seus Spas Pure Altitude. Assim, este é um ótimo lugar para relaxar … Além disso, não muito longe dessa Bastide, têm a Villa Grenache, que é uma residência privativa com 5 quartos, jardim e piscina, com todo o serviço do hotel: para quem deseja um lugar ainda mais exclusivo e secreto …
Route de Bonnieux – Quartier de la Verrerie 84560 Ménerbes
Tel. +33 (0)4 90 72 30 20
www.labastidedemarie.com

Hostellerie Le Roi Soleil
Hotel pequeno, mas charmoso. Restaurante muito gostoso. Pequena piscina, mas refrescante nos dias bem quentes…
“Le Fort” 84560 Ménerbes
Tel : +33 (0)4 90 72 25 61
www.roy-soleil.com

Restaurante

L’Arôme
Em Bonnieux, este restaurante tem uma vista linda do terraço e o chef o Jean-Michel Pagès complementa com uma cozinha muito criativa.
2 rue Lucien Blanc 84480 Bonnieux
Tél : 04 90 75 88 62
www.larome-restaurant.com

Grasse

Hotéis

La Bastide Saint-Antoine – no estilo provençal contemporâneo com um excelente restaurante do chef Jacques Chibois e um terraço muito bonito. Propõem também cursos de cozinha e degustação de vinhos. (www.jacques-chibois.com)

Bastide St Mathieu – é um boutique hotel muito charmoso, relaxante e esportivo. (www.bastidestmathieu.com)

Moulin Saint-François – Maison d’Hôte de Luxe – uma alternativa simpática de vivenciar Grasse como um local.  (www.moulin-saint-francois.com)

Restaurantes

Restaurante Lou Fassum – Além da vista espetacular, é uma das melhores paradas gastronômicas da região (www.loufassum.com)

Outra opção de restaurante e o La Fleur de Lys – Um restaurante tradicional e romântico, em pleno coraçao de Grasse. (2, Avenue Chiris, Tel.: 04 93 36 33 19) E, claro, não deixar de visitar o Musée International de la Parfumerie (www.museesdegrasse.com) e mergulhar na história dos perfumes.

Caminhos da Lavanda

Existem vários caminhos para ver a lavanda, porém deve-se verificar a época em que floresce (normalmente de 15 de junho a meados/fim de agosto). O lugar mais reputado pela imensidão de campos de lavanda e Velensole. Onde ir depende do clima et dos locais, mas aqui abaixo um mapa que pode ajudar:

Ou confira o seguinte site, bem instrutivo: www.moveyouralps.com

Hotéis fora dos roteiros

Crillon Le Brave

Esta é uma dica totalmente fora do circuito conhecido e feita para aqueles que procuram um “havre de paix”, ou seja um lugar tranquilo e maravilhoso, para se recarregar antes ou depois de muitas visitas pela Provence. Ou, apenas, para relaxar num hotel de sonhos, escondido num vilarejo da Provence … uma viagem bacana que vale por si própria !

Hotel Crillon le Brave****
É um Relais & Château localizado em plena “campagne”, com vista linda já que se encontra no meio de vinhedos. Os 32 quartos são localizados em 7 casas do vilarejo, ligadas entre elas, comuma decoração chic, charmosa e feita com uma simplicidade elegante.
Place de l’Eglise 84410 Crillon le Brave
Tel.:  +33 (0)4 90 65 61 61
www.crillonlebrave.com

Lorges

Como falar do Château de Berne… Vinho e cursos de enologia? Hotel? Gastronomia e cursos de cozinha? Provence? Tudo em um, é a melhor maneira de descrever este lugar mágico perto de Draguignan na Provence. As vinhas existem desde 1750 e graças a elas uma produção de vinhos extraordinaria. Vinho redondo em garrafas quadradas. A audacia não está só no design das «bouteilles», mas na qualidade de um vinho que voce pode tomar nos melhores restaurantes da França: de Claude Troisgros a Georges Blanc. 118 hectares que produzem 750.000 garrafas por ano a partir de dez cepagens diferentes. Para entender todas as medalhas conquistadas através dos anos, vale aproveitar no local a «escola do vinho». Lá você vai aprender mais sobre o processo de elaboração e degustar o segredo deste sucesso.

Le Château de Berne
Route de Salernes Flayosac  83510 Lorgues
Tel.: 04 94 60 48 88
www.chateauberne.com

Moustiers – Sainte Marie

(87 kms de Aix en Provence, nos Alpes d’Haute Provence)

La Bastide de Moustiers é o canto do  Chef Alain Ducasse que abriu o seu Albergue e restaurante em pleno “Parc Naturel do Verdon”, não longe dos campos de Lavanda: autêntico e gastronômico, claro. Poucos quartos e um lugar para aproveitar de um momento inesquecível na Provence. Aliando todos os sentidos e descansando bem !

La Bastide de Moustiers
Chemin de Quinson
04360  Moustiers-Sainte-Marie
tel: +33 (0)4 92 70 47 47
www.bastide-moustiers.com

                                                             

A cidade de Moustiers é conhecida por suas “faiences” e tem muito charme.

E para os que são esportivos, descer a partir de Castellane nas Gorges do Verdon (desfiladeiros) de rafting ou canoa é um super programa e lindo! Mas tem que remar pois tem zonas com descidas bem rápidas.

Aproveite para checar o nosso artigo de viagem nas Gorges do Verdon e arredores, cheio de dicas. Clique aqui.

La Celle en Provence

O grande interesse do village é L’Hostellerie de l’Abbaye de la Celle que como na Bastide de Moustiers também é do Alain Ducasse. Mesma formula: hotel e restaurante. Como o nome já diz, é colado a uma abadia do século XII muito bela. Os quartos, bem provençais, fazem a gente se sentir numa casa de fazenda. Pessoal simpático e um restaurante todo no jardim pilotado pelo Chef Benoit Witz que utiliza muito os produtos frescos da horta local. Uma escapada inesquecível.

L’Hostellerie de l’Abbaye de la Celle
10, place du Général de Gaulle
 83170 La Celle-en-Provence
www.abbaye-celle.com

Tourretes

Esta cidadezinha fica perto de Grasse.

                                                                

Este hotel reúne várias qualidades na Provença: perto da Côte d’Azur e de Grasse, perto de um golf e perto dos campos de lavanda e das Gorges do Verdon.  Além disso tem um Spa incrível, com a Carita, e 3 piscinas. Para os gourmets, o chef Yannick Franques  é um ex-chef que trabalhou com Christian Constant, Alain Ducasse e Eric Fréchon.

Terre Blanche Hôtel Spa*****
3100, Route de Bagnols en Foret 83440 Tourrettes
www.terre-blanche.com

A Provença merece várias viagens, sem falar que fora da alta estação você pode alugar um carro começar por um ponto e se deixar levar de vilarejo em vilarejo, parando em hotéis conforme seu estado de espírito !

Não esquecendo que existe todo um roteiro alternativo com as “Maisons d’Hôtes” de charme (B&B de charme), que dá acesso a uma outra Provence: a dos locais com casas bacanas e charmosas, bem decoradas e que partilham a paixão deles por essa maravilhosa região.

Agradecemos pela participação do blog Paris RDRG que participou com varias dicas. Descubra o Paris RDRG, clique aqui:

Com este guia, fica impossível não se encantar com Provença ! Mas nada pode substituir o som dos grilos, o ambiente local, os mercadinhos, os odores das especiarias, as guloseimas, as vistas panorâmicas, … Assim, desejamos boa viagem !

Descubra mais artigos sobre a região da Provenca

Vários motivos para conhecer Saint Rémy de Provence

Gorges du Verdon e o paraíso natural na Provença

Se forem para a Côte d’Azur, não deixem de consultar nosso guia:

Côte d’Azur

E se forem a Saint-Tropez:

Saint-Tropez

16 Comentários

  1. Tive o prazer de descobrir o seu site hoje, fazendo uma nova pesquisa sobre a minha querida Provença. Excelente trabalho e dicas. Meus parabéns pelo texto facil de ler e fotos que mostram a beleza dessa regiao onde moro ha sete anos. Fico aguardando uma proxima visita, agora http://www.naprovence.com
    Um grande abraço!

    • Bom dia Anaté,

      Obrigada por seu comentario ! Adoramos a Provence e cada um de nos viajou por la varias vezes, adicionamos nossos lugares preferidos … Esperamos encontra-la em uma de nossas viagens ou em Paris. Abraços

      ISabel

  2. Queridos amantes da França, estou na provence , saindo de Aix para st Remy!
    Domage! Chove sem parar….

  3. A Provença é realmente uma região encantadora e cheia de surpresas a cada cidadezinha nova por onde passamos! Moro em Aix ha dois anos e não me canso de explorar cada pedacinho da cidade e descobrir novidades a cada dia!

    Acho que quem vai à Orange pode dar um pulinho também em Châteauneuf-du-Pape e degustar os famosos vinhos da região que deu origem aos AOC!

    Perto de Ménerbes, Bonnieux e Lacoste fica a charmosa Lourmarin, que está na lista dos mais belos vilarejos da França e tem um castelo super bonito que vale à pena ser visitado!

    Outro lugar interessante a ser visitado é o Colorado Provençal, antiga mina de ocre que fica na cidadezinha de Rustrel, perto de Apt. O contraste entre os tons da terra e o céu azul é maravilhoso!

    A na cidade de Fontaine de Vaucluse pode-se fazer um delicioso passeio de caiaque no rio Sorgue, atração indicada para todas as idades!

    E escolher um belo terraço pra um brinde com um bom rosé da região é uma boa maneira de celebrar o verão provençal!

      • Natalia, boa noite ! já que você mora na região, a gente poderia ter seu e-mail para eventuais dicas “urgentes ” ? estou planejando 3 meses na região…..ano passado fiquei 2 meses no Perigord, vert, noir, visitei Bordeaux…depois um mes em Paris, uma amiga me emprestou o studio pois ela foi viajar, que delicia que foi !!!
        Obrigada,
        Simone

  4. Estou adorando as dicas preciosas que voces dao!!! Estarei na Provance daqui a uns dias, e esta sendo delicioso ler as suas pesquisas e experiencias. Muito obrigada!! Pili

  5. Oi Natália , muito bom seus comentários, adorei! Quem sabe você me ajuda a tirar uma dúvida. Estarei na Provence em junho e vou sair de Nice cedo passarei em Cassis e pretendo ir a Arles , Lês Baux de Provence e Saint Remy no mesmo dia , mas nao sei se devo dormir em alguma delas ou se sigo para Aix en Provence, onde deverei entregar o carro alugado no dia seguinte para voltar para Paris. Qual cidade me indicaria para dormir e no dia seguinte pegar o trem em Aix? Obrigada .

  6. Boa noite,

    Estou programando para ir para Aix em Provence e gostaria de alugar um flat ou algo assim. De uma dica, ha necessidade de ter 2 banheiros.
    De nice até Aix de Provence gostaria de dormir um dia em alguma cidade, qual vc indicaria?
    Fico no aguardo de ssua dicas.
    obrigado,
    Vera

  7. Oi Isabel,
    Chego em Aix, vindo de Tgv de Barcelona, dia 22 de maio a noite. Tenho até dia 02 de junho para ficar nesta região sendo q meu voo sai de Nice. Como vc distribuiria estes dias? Super obrigado e parabéns!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.