Val Thorens é o terceiro pilar das estações do “Domaine des Trois Vallées“, sempre vem atrás das favoritas, a badalada Courchevel e a chic e descontraída Méribel.
Val Thorens, a mais jovem e animada
VT é a mais alta estação da Europa à 2.300 metros de altitude e uma das razões de ser menos conhecida é que é um pouco menos charmosa… mas isso é compensado pela qualidade da neve e por se poder esquiar no sol durante o dia todo ! Outro aspecto é que são 600 kms de pistas. Assim, não é por acaso que foi eleita uma das melhores estações de ski do mundo pelo World Travel Awards em 2014 e ganhou de novo em 2018.
Nestes últimos anos, tem sido um destino muito jovem e esportivo e se transformou numa das estações mais agitadas e festivas: muito, mas muito animada. Tudo começou com a inauguração da filial da balada La Folie Douce de Val d’Isère, um terraço em plena montanha que vira um animadérrimo dance-floor de 14h30 a 17h. (www.lafoliedouce-valthorens.com). Mas o vilarejo tem muitos bares que ficam repletos no “après-ski”…
Hotéis
Na realidade, não existiam muitos hotéis e restaurantes chics e sofisticados em VT.
Altapurna****
Este hotel é espaçoso e confortável com 3 restaurantes e o Spa Pure Altitude de 1.000 m2. O hotel tem menos charme do que os outros do grupo Sibouet em Megève, mas está direto nas pistas, o que é sem dúvida muito prático (www.altapura.fr). E, neste ano, os clientes do hotel terão uma pista de patinação exclusiva para eles !
Village Montana
Os hotéis-residences (flats) do Village são muito bons : o Plein Sud é de 5 estrelas (www.vmontana.com/Plein Sud) ou o Village Montana de 4 estrelas (www.vmontana.com/Village Montana) são outras opções muito boas, com apartamentos num estilo de decoração mais moderno.
Le Fitz Roy*****
E, claro, não podemos deixar de mencionar ese hotel tradicional de 5 estrelas que foi reformado num estilo clean e despojado (www.hotelfitzroy.com).
Farenheit Seven, em Val Thorens
Val Thorens está com tudo, é uma estação que foi crescendo e agora é a mais agitada e a novidade deste ano é a abertura deste hotel quatro estrelas em estilo vintage do anos 70, muito bem localizado. (http://fahrenheitseven.com).
Le Hameau du Kashmir****
Um hotel e residence flat muito cosy e simpático, com o restaurante Le Yack, ótimo steakhouse, e o intimista Le Karmin (www.le-hameau-du-kashmir.com)
Club Med Val -Thorens Sensations – 4 tridents
Este Club Med substitui o antigo village que fechou. Muito mais luxo, um Spa da Carita, das 384 quartos quase a metade tem terraços com vista para a montanha, sala de ginástica, sauna, um muro para escalar e uma jacuzzi externa. E a novidade desse club é um restaurante mais gastronomico, o «Epicurius Gourmet Lounge» do chef Édouard Loubet, com uma cave de vinhos da Lavinia, un comptoir gourmand e o «le bar tout chaud» para comidinhas. (www.clubmed.fr/cm/sejour-val-thorens-sensations)
Restaurantes
L’Oxalys
O restaurante do chef Jean Sulpice (www.restaurant-loxalys.fr)
Les Enfants Terribles
Pertence ao grupo Sibuet (hwww.altapura.fr) e conta com os restaurantes do grupo Montana (www.restaurantmontana.fr) do chef Jérémy Grillon, ex-Chabichou de Courchevel: o L’Epicurien para um jantar gourmet.
Montana
Uma brasserie em plena pista, ótimo no almoço com seu terraço e mais intimo no jantar
Le Chaudron Magique
Tipicamente “savoyard” tradicional e regional para o jantar ou o bar à partir das 17hrs para o “après-ski”.
Restaurantes das pistas
Chalet de la Marine
Para um almoço nas pistas, simpático e é uma ótima opção. www.chaletmarine.com
La Laiterie
Para uma foundue excepcional e é imperdível ! www.altapura.fr/la-laiterie
Para conhecer outras estações de skin na França, confira nossos guias de Courchevel, Méribel, Megève, Val d’Isère e Chamonix
Guias das melhores Estações de Ski na França