Viajar

Arles é uma de minhas cidades preferidas da Provença, pois tem um mix interessante de história, cultura, arte, fotografia e, sobretudo, muito charme. Além disso, é bem animada.

Colonizada pelos gregos, tornou-se romana por César que em 46 Antes de Cristo trouxe os veteranos das suas legiões. Assunto sempre polêmico, as touradas acontecem durante a Féria d’Arles, na Páscoa, na mesma arena que sediava os jogos romanos na século I (Confira aqui).

Frédéric Mistral a escolheu para instalar o Museon Arlaten Arles (1899) e fazer dela a capital da cultura e da língua provençal. Vincent Van Gogh imortalizou a cidade através de suas obras e pinturas, e se inspirou nos girassóis que ficam por perto. Já Picasso gostava das touradas, que imortalizou em suas pinturas.

Arles é impregnada pela época romana, com suas arenas e o teatro antigo, e também por suas ruelas e mansões mais recentes. No entanto, não deixe de visitar o Monastério de Saint Trophime e sua catedral, realmente excepcional.

Les Rencontres d’Arles

Uma das boas razões para visitar a cidade no verão é que poderão ver as exposições de fotografias dos “Les Rencontres d’Arles “, que vai até 22 de setembro.

Para descobrir a seleção de nossas exposições preferidas neste ano, confira o artigo do site IANDÉ, que retraça nossas andanças durante todo o evento.

Veja aqui o artigo com as melhores exposições, clique aqui.

 

Confira, também, os eventos no site deles: www.rencontres-arles.com

 

Fundação LUMA

Nestes últimos anos, a familia Hofmann, que são renomados colecionadores e patronos de arte contemporânea, têm contribuído muito para que Arles se transforme ainda mais num centro cultural. Esta familia suiço-alemã já tem muitas ligações com a Provença e, em particular, com a Camargue.

Em 2008, Luc Hoffmann deu um impulso ainda maior à Association Van Gogh de Arles, criada por Yolanda Clergue, transformando-a na Fondation Van Gogh, que fica no Hôtel Léautaud de Donines. Sem dúvida, uma visita imprescindível, veja o site www.fondation-vincentvangogh-arles.org.

Paralelamente, sua filha Maja Hoffmann, que já é mecenas no Palais de Tokyo e na Bienal de Veneza, criou a Fondation Luma em 2004. Seu objetivo é de criar um complexo artístico importante e transformar Arles num centro mundial de arte contemporânea. O projeto é grande e ambiciona transformar Arles numa “Bilbao” francesa… Claro, com um projeto arquitetônico de Frank Gehry, que deve custar 150 milhões de euros e será ser lançado em 2020.

Para saber mais sobre a Fondation Luma, veja o site: www.luma-arles.org

 

Hotéis em Arles

Le Mas de Peint
Decorado com personalidade e bom gosto – www.masdepeint.com

Arles

Hôtel Arlatan

Original e muito colorido, este “design hotel” está bem localizado e tem um terraço interno muito gostoso.  Vale destacar que o restaurante do hotel é muito bom !  www.arlatan.com

Arles

 

L’Hôtel Particulier ****
Hotel tem charme e personalidade, bem decorado e refinado. Um dos endereços mais confidenciais de Arles. www.hotel-particulier.com

 

 

Hotel Nord Pinus

Par os que gostam de ficar no borburinho, em plena praça do Forum, e acompanhados de artistas e celebridades, as do passado e as atuais. Certamente um ponto de encontro incontornável da cidade, que seja no seu bar ou no restaurante. E, sempre, com fotografias icônicas em seus muros … http://nord-pinus.com

Arles

Restaurantes em Arles

Restaurante L’Atelier de Jean Luc Rabanel – 7 rue des carmes – www.rabanel.com

Jean-Luc Rabanel é um chef consagrado. Sua diferença é que propõe uma “cuisine Bio”. Foi o primeiro chef a receber uma estrela Michelin para um restaurante de cozinha orgânica e agora tem duas! Legumes de todos os tipos numa proposta criativa.  Entrando na moda dos “bis”: Rabanel abriu também o seu bistrot com empório gastronômico, onde você pode comer no balcão … Uma maneira mais leve de degustar as delícias deste chef.
 
Você pode, também, aproveitar uma manhã de imersão e fazer um mini curso de cozinha, seguido de uma almoço de degustação.
 

Grand café Malarte – Uma brasserie muito boa. Peça o tartare. Um bom endereço para almoçar. www.grand-cafe-malarte-restaurant-arles.com

Arles

La Comédie – Um pequeno restaurante charmoso e com proprietário super simpáticos. A cozinha é excelente. E os preços acessíveis.  http://lacomedie-arles.com

Monstre –  Um restaurante perdido em uma ruela, onde se come na rua, informal e gostoso. Come tem tido sucesso, o serviço é um pouco demorado mas a cozinha é boa. – Rue Tour de Fabre, 13200 Arles tel.: 04 90 49 19 41

 

E, fica a dica da moça do sushi take-away num dos cantinhos da praça principal, que faz tudo na hora e tem fila sempre, de tão bom que é !

 

Aproveite para conferir nosso guia da Provença com varias dicas de vilarejos, hotéis e restaurantes !

 

Provença – regiões, cidades e vilarejos

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.