Um pouco da história do Panthéon

Construído primeiramente para ser uma igreja no Século 18 (entre 1764 e 1790), o Panthéon é hoje um monumento que homenageia alguns dos grandes personagens ao longo da história da França. E foi com certeza um dos primeiros monumentos de importância na capital francesa. 

Hoje, na cripta do Panthéon estão enterrados 78 importantes nomes entre escritores, cientistas, generais e políticos, motivo também pelo qual na porta existe a frase: “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante” (“Aos grandes homens, a pátria é grata”) 

A visita ao Panthéon então pode ser dividida em duas partes: a primeira é o interior do edifício, com a magestidade do seu tamanho e sua decoração. E, no subsolo, a cripta, onde estão enterrados no local grandes nomes como: Alexandre Dumas, Rousseau, Voltaire, Victor Hugo, Marie Curie, Pierre Brossolette, Simone Veil, Louis Braille, Jean Monnet, entre outros. 

O belíssimo edifício que possui um estilo neoclássico é localizado no 5º arrondissement, no coração do Quartier Latin em Paris.

Com certeza um lindo e imperdível monumento a ser visitado na sua viagem para cidade. 

 

Pantheon

Panthéon – Créditos: Thinkstock Image

O Pêndulo de Foucault

Dentro do monumento está localizado também o famoso Pêndulo de Foucault. Assim chamado em referência ao físico francês Jean Bernard Léon Foucault. O pêndulo é um experimento concebido para provar a rotação da terra em relação ao seu próprio eixo. 

A primeira demonstração aconteceu em 1951, quando o pêndulo de 30kg foi fixado no teto do Panteão em Paris, por um fio de 67 metros de comprimento. 

Durante o movimento da esfera, a areia marcava no chão a trajetória do pêndulo. O rastro deixado pela areia não se sobrepunha um ao outro, existindo um espaçamento entre um período do pêndulo completado e outro, provando que a rotação do plano pendular é devida à rotação da Terra.

 

Pêndulo de Foucault

 

A exposição: “Illustres ! C215 autour du Panthéon”

 

Illustres ! C215 autour du Panthéon

Até 8 de outubro de 2018, o artista urbano C215 aparece pelas ruas do 5º arrondissement com grafites de representação das grandes figuras que honraram o Panthéon.

Pegue uma rota saindo do Panthéon para descobrir os retratos de 28 personalidades em grafite que foram ilustradas pelo artista. Entre elas nomes como: Guillaume Apollinaire, Pierre Brossolette, Marie Curie, Alexandre Dumas e Victor Hugo.

O evento foi organizado como parte da temporada cultural “Sobre os muros, história (s) do grafite”, promovida pelo Centre des Monuments Nationaux.

 

C215 Pantheon       Pierre Brossolette

C215 realizando o Grafiti de Berty Albrecht em Paris © C215                                           Grafiti final de Pierre Brossolette por © C215

Dentro do Panthéon

Na cripta do Panthéon, você poderá ver mais de perto as ferramentas de trabalho e o processo de criação do C215 para realizar as obras.

Todo processo criativo e o pensamento do artista para criar as ilustrações são apresentadas no local, assim como as obras literárias, cartas manuscritas e objetos profissionais de Marie Curie, Germaine Tillion, André Malraux, Victor Hugo ou Antoine de Saint-Exupery. Estes objetos simbólicos, alguns dos quais são embelezados nos retratos feitos por C215, destacam o significado pelo qual essas pessoas “ilustres” foram honradas.

Não perca também o filme com a entrevista do artista em que ele discute o seu trabalho para o Panthéon, as glórias da nação, a prática do grafite e as mensagens que ele transmite.

Em torno do Panthéon

Ao mesmo tempo, o C215 oferece nas ruas do 5º arrondissement uma leitura universalista da história dessas pessoas famosas cujos nomes hoje são associados a diferentes ruas, praças ou estabelecimentos públicos de Paris. Ao instalar essas figuras no ambiente urbano ao redor do Panthéon, o artista convida você a mergulhar nos extraordinários destinos de personalidades que, por suas ações, incorporaram o destino da França.

Confira abaixo o mapa e endereços da onde estão localizadas as 28 personalidades ilustradas pelo artista:

 

Pantheon

O Artista C215

 

C215 enriqueceu sua famosa série “Ilustre” com os novos retratos. Divulgando-os ao alcance de quem passeia pela região, no 5º arrondissement, nas ruas em torno do Panthéon.

O artista assume o desafio de marcar a presença dessas pessoas importantes no cenário da cidade hoje, reafirmando a importância dessas grandes figuras.

Esta mostra ao ar livre é completada por uma exposição apresentando sua abordagem e alguns objetos de sua coleção na cripta do monumento.

 

Informações Práticas

Datas: De 10 de julho a 8 de outubro de 2018

Preços: Entrada incluída no ingresso do monumento

Preço: 9 €

Preço com tarifa reduzida: 7 €

Localização: Panteão

 

Praça Panteão

75005 Paris

Clique aqui para acessar o site oficial do evento

 

 

Conheça um pouco mais sobre o 5º arrondissement de Paris:

https://www.parismania.com.br/sorbonne/

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.