A culinária francesa é apreciada no mundo todo. Para aprender  conhecer suas receitas, fizemos uma lista dos livros mais importantes:

LIVROS DA CULINÁRIA FRANCESA

Os que gostam de cozinhar e que se interessam por aprender a cozinha francesa podem escolher entre vários livros. Dos mais tradicionais aos mais recentes:

A cozinha tradicional em familia

Existe uma série de novos livros de grandes chefs nas livrarias, todos certamente muito bons. Quais são aqueles livros que recebemos em herança desse patrimônio francês ?

A infância é recheada de pratos do Pellaprat, que foi um dos fundadores da Escola Cordon Bleu. Inevitável e, sobretudo, fácil de fazer quando começamos a nos interessar … Uma vez Pellaprat, sempre Pellaprat. Reeditado várias vezes e em inglês, um clássico… Que deve ser acompanhado pelo livro do Pasquet para as sobremesas:

 

É um bom começo, mas a aventura continua …

Os livros de cozinha qua são grandes clássicos

Um pouco de receitas de um grande Chef, que fez escola ! Auguste Escoffier e seus livros: Ma cuisine e Le Guide Culinaire:

O manual básico de cozinha francesa

Com os livros de Pellaprat e Pasquet já em mãos, a segunda etapa de meu aprendizado se realizou quando recebi o famoso livro de cozinha Je sais Cuisiner da Ginette Mathiot! Um must nas cozinhas francesas … Prático e mais atual, com o passo a passo …

 

Passo a passo Ilustrado da culinária francesa

Faltava um terceiro tipo de livro, mais didático e obrigatório no canto da cozinha é o Le Larousse de la Cuisine ou o Petit Larousse dela Cuisine, com 1800 receitas. Uma mini enciclopédia, com todas as explicações possíveis de como fazer, passo a passo. Sempre ajuda nessa fase.

Outra opção, mais elaborada, é o Le Grand Livre de la Cuisine Larousse:

Sem falar, é claro, da série feita por temas:

Bom, já em possessão dos 3 livros vitais, agora …

 

Complicando um pouco mais.. a arte de receber,  “savoir vivre”

Quando você pensa que já conseguiu avançar bem, você descobre que é só o começo, de repente aparece o guia supremo, aquele que você olha e se dá conta: esse nunca será meu nível ! Consequência, você chama uma amiga que cozinha bem, coloca ela com sua mãe que te deu o livro, elas discutem os detalhes exotéricos dessas receitas e você ? Cool, come o que elas cozinharam …

Mas o livro é vintage e só se acha usado: Le Livre de cuisine de Madame Sainte-Ange, a bíblia da “Haute Cuisine” familiar francesa, do século XX.

Então, tinha que achar o qual seria o seu substituto atual: é o da Marie Blanche de Broglie, Cuisiner pour recevoir, Editions Solar, com 350 receitas atuais ! Se quiser aulas de cozinha ou de “art de vivre”, confira o seu site, clique no seguinte link: www.cuisinemb.com

 

O livroda culinária francesa moderna e simples

A última novidade, que fez um ENORME sucesso na França, é o livro de cozinha SimplissimeLe Livre de Cuisine Le + Facile du Monde do chef J.F. Mallet. Uma bíblia para quem não sabe cozinhar e quer receitas fáceis e didáticas, além de rápidas ! Sinais dos tempos …

 

mallet

pintadesalade-tha-e-def

Outro grande sucesso recente é o livro de receitas “On va déguster” de François-Régis Gaudry .. Um passeio pela historia da cozinha francesa revisitada !

 

Bom, agora não tem desculpa de não aprender a cozinha francesa e saber receber à la francesa !

 

LOJAS DE UTENSÍLIOS DE COZINHA

Le Creuset

Para os amadores da boa cozinha não são só os ingredientes que são fundamentais, os utensílios adequados também são importantes. Em Paris, como não podia deixar de ser, existem excelentes lojas, sejam para profissionais ou não !

ustensiles

Casseroles en cuivre

Assim, aqui vai essa maravilhosa lista de deixar qualquer “gourmet” com vontade de se transformar em “Chef” !

Dehillerin

18 et 20, rue Coquillière – 51, rue Jean- Jacques Rousseau 75001 Paris
www.e-dehillerin.fr

Mora 

13 rue Montmartre 75001 Paris
www.mora.fr

Bovida 

36, rue Montmartre 75001 PARIS
www.labovida.com

Detou 

58 Rue Tiquetonne 75002 Paris

BHV – Bazar de l’Hôtel de Ville – 3° andar 

é o lugar frequentado por locais para o dia-a-dia, otima seleção de utensílios ! www.bhv.fr


Kitchen Bazaar
 

Para os que procuram um lugar bacana e design, para não-profissionais, recomendamos o Kitchen Bazaar, tanto no Trocadéro, no Marais , em Montparnasse ou em Ternes. Confira no site deles: www.kitchenbazaar.fr

Kitchen Baazar

 

ESCOLAS E ATELIERS DE COZINHA

Profissional

Ferrandi – Ecole Française de Gastronomie – www.ferrandi-paris.fr

Le Cordon Bleu – www.lcbparis.com

Ecole de Cuisine Alain Ducasse – www.ecolecuisine-alainducasse.com

 

Ateliers de cozinha

Atelier des Chefswww.atelierdeschefs.fr

Atelier Guy Martinwww.atelierguymartin.com

Atelier de Sens www.atelier-des-sens.com

 

 

<