Château de Bagatelle
Bagatelle e seu parque foram construidos no Bois de Boulogne no séc XVIII, depois de uma uma aposta entre Marie-Antoinette e o Comte d’Artois, seu cunhado, que afirmou que poderia construir um castelo em 6 semanas. Assim surgiu o Domaine de Bagatelle, que foi construido em somente 64 dias … Por isso, também é chamado de “Folie d’Artois”, um retrato de deu dono que era galante, festeiro, extravagante e dispendioso. Podemos imaginar quantas festas aconteceram nesse castelo refinado !
O Castelo, sua arquitetura e decoração
O plano foi desenhado em uma noite pelo arquiteto François-Joseph Bélanger, com muito mármore, espelhos, jatos de água criando cantos românticos e, até, libertinos, como o “boudoir”, lugar preferido de Marie Antoinette. A decoração foi uma inovação na época, muito refinada e elegante, quase preciosa … Aliás, o filme Marie-Antoinette da Sofia Copolla teve várias cenas filmadas neste castelo …
Os Jardins
Em volta do castelo, o jardim foi influenciado pela moda da época, a tendência anglo-chinesa com pagodes, que trouxe mais liberdade aos jardins à la française, muito estruturados e rigorosos. Ou seja, um jardim semi-francês e semi-inglês.
O parque já tinha um córrego, mas criou-se um ambiente bem do séc. 18 com grotas, cascadas, lagos, rochas, templos e estátuas. Quando comparado à Versailles, que era muito mais sofisticado e luxuoso, o parque de Bagatelle era considerado quase campestre …
No século 19, foi construida a Orangerie, as Ecuries (estábulos) e o Trianon. Desde 1904 pertence à Ville de Paris. Outro ponto interessante é que possui um campo de jogos nas proximidades que serviu para diversas experiências de aviação de Alberto Santos Dumont, em 1906.
As roseiras de Bagatelle
Desde 1907 ocorre um concurso internacional de rosas nesse parque, que possui mais de 10.000 pés de rosas, representando cerca de 2.000 variedades.
Esse passeio é encantador e perto do centro de Paris, uma excelente ideia para quem gosta de rosas excepcionais e jardins sofisticados. A melhor época para se visitar é em final de maio e junho, quando as rosas estão em seu apogeu !
O Restaurante no Parc de Bagatelle
A visita é ainda mais gostosa na primavera e verão devido ao restaurante Le Bagatelle que fica nos antigos estábulos, com um enorme terraço, perfeito para dias de sol.
Festival e concertos
Festival Les Musicales de Bagatelle
Acontece, em geral, no 2è e 28 de maio e em 3 e 4 de junho. Veja a programaçao aqui: www.lesmusicalesdebagatelle.com
Festival Chopin à Paris
Musique de Chambre à l’Orangerie
Les Solistes
Informações Práticas
Parc de Bagatelle
Aberto de 1° de Maio a 31 de outubro – Veja detalhes aqui: http://equipement.paris.fr/parc-de-bagatelle-1808
Les Jardins de Bagatelle Restaurant
42, route de Sèvres à Neuilly, 75016 Paris