A FLV – Fundação Louis Vuitton expõe atualmente “Os ícones da arte moderna”, com metade das obras do célebre galerista, mecenas visionário e colecionador russo Sergueï Chtchoukine. Os museus russos Hermitage e Pushkin contribuíram muito para esta exposição, que reúne 130 obras pós-impressionistas e de arte moderna.
Fundação Louis Vuitton e a coleção do mecenas Sergueï Chtchoukine
A coleção original de Chtchoukine é única e considerada excepcional, não somente pela qualidade das obras, mas também pela coerência artística com a qual foi constituída. Podemos citar 260 obras-primas de pintores como Monet, Matisse, Picasso, Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Derain, Braque, entre outros.
A exposição é organizada por temas: os pintores e o colecionador (os pintores, com auto-retratos e retratos de Chtchoukine), a dança e a música (com foco em Matisse e sua obra La Danse et la Musique), impressões de paisagens (centrada em várias obras de Monet), construções de paisagens (dedicada à Paul Cézanne, aos fauvistas e aos cubistas), o grande iconoclasta (com 11 obras de Gauguin), retratos da pintura (com obras dedicas à feminilidade e à beleza, com Degas, Renoir, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Matisse, Picasso), salão rosa (dedicado a Matisse) e, depois de tantos Monet, Matisse e Gauguin, no final da exposição tem a “Picasso Cell” (um cabinete especifico para Picasso). É interessante mencionar que uma das últimas salas é chamada “os protótipos da nova pintura”, com algumas obras que mostram as tendências novas da época (ano 1920 e 30).
FLV – Fondation Louis Vuitton
Icônes de l’Art Moderne – La Collection Chtchoukine (até 20 de fevereiro)
www.fondationlouisvuitton.fr
Um detalhe importante, compre bilhetes com antecedência e carregue em seu celular ao aplicativo da Fondation Louis Vuitton (chamado FLV) que permite de escutar em seu celular a apresentação das diferentes salas com a curadora da exposição.
Como a visita à exposição foi à noite, aproveito para colocar duas lindas fotos do terraço da FLV: