Orgânico em Paris ? Paris vegetariana ? Paris vegano ? Paris glutén free ?

Nestes últimos anos Paris evoluiu muito e novos endereços apareceram, em particular no Marais e essa tendência está crescendo !

Aqui listamos os endereços para os que apreciam restaurantes, empórios e produtos orgânicos, para os que são vegetarianos e, também, os endereços veganos. Pensamos também naqueles que procuram lugares glutén free.

A notar que na França o orgânico se diz “BIO”.

 

RESTAURANTES

RESTAURANTE ORGÂNICO EM PARIS

Café Pinson – (o mais veggie de todos ! com um design bacana. Um restaurante orgânico delicioso, uma cozinha saudável, majoritariamente vegetariana, sem proteina animal (esquece a manteiga o queijo, o iogurte). E, também, sem trigo, somente com cereais com graos completos.  Mas o melhor é que a cozinha é saborosa num ambiente gostoso decorado por Dorothée Meilichzon, que tazmbém fez o Fish e o Beef Club e ol’Expérimental cocktail club. Ou seja, o primeiro restaurante orgânico e descolado. (6 rue du forez 75003 e 58 rue du faubourg poissonnière 75010).

Nanashi  (Esta cantina é orgânica e serve comida japonesa, também tem take-away. A decoração é descontraída, servindo ótimos bentos com várias opções de vegetais e vendem produtos orgânicos. O chef é o ex da Rose Bakery: Kaori Endo. O Nanashi Paradis é na 31 rue de Paradis, 75010 Paris e o Nanashi Chalot  2 é no 57 Rue Charlot, 75003 Paris…)

BioArt (Este é o primeiro restaurante gastronômico certificado Bio na França, com produtos com baixa consumo ecológico, consequentemente, sem carnes vermelhas, produtos da estação e bio, incluindo os vinhos. A decoração é Feng Shui, feita com pinturas não tóxicas e com vidros que permitam de ter a vista sobre o Rio Sena. 1, Quai François Mauriac 75013 Paris)

Quinoé (Pequeno restaurante com decoração ecológica em madeira escura com toques turquesa, um cantinho mercearia e um self-service.  Comida saborosa com destaque para o Salmão com coentro, ou quinoa com brócolis, uma delícia ! 59, rue des Mathurins 75008 Paris)

Cantine Merci (Restaurante orgânico, descontraído e totalmente fashion. www.merci-merci.com)

Supernature (Uma cantina com um chef que prepara pratos orgânicos e frescos, e pode-se comprar produtos orgânicos na lojinha do lado. Muito bom. Aberto somente ao meio-dia. 12, rue de Trévise 75009)

Lafayette Organic (aberto nas conhecidas Galleries Lafayette, com todos os produtos certificados “Bio” e decoração assinada pelos designers Join e Manku. No térreo da loja)

 

RESTAURANTE VEGETARIANO EM PARIS


Lémoni – (simpatico restaurante com cozinha mediterrânea e vegetariana – 5, rue Hérold)
Café Ginger (varias opçoes de vegetariano, sem gluten e sem lactose, sans gluten et sans lactose, 95% orgânico – 9, rue Jacques-Coeur)
Le Jardin des pâtes (4, rue Lacépède 75005, Orgânico à 80%)
Tien Hiang  (no 14, rue Bichat 75010 – www.tien-hiang.fr.  Asiatico, com quase 100% vegetariano e tem opçao sem glutén)
Chennai Dosai (boa comida indiana e vegetariana –  14, rue Perdonnet, Paris 10e. . www.chennaidosai.vpweb.fr)
Voy Alimento (bem pequeno, com alimentos  da América Latina, orgânico e vegetariano, sem glutén também – www.voyalimento.fr.)
Rose Bakery Culture (esta filial fica na Maison Rouge e é a mais conceitual dos 3 restaurantes deles, www.lamaisonrouge.org)
Rose Bakery – (Sobremesas que são the best caseiras e orgânicas no 46, Rue des Martyrs – 75009 e no Le Bon Marché 2 andar)
Bob’s Kitchen (Pratos vegetarianos e ótimos sucos no 74, Rue des Gravilliers – 75003)
Fee Nature-  Pratos vegetarianos – http://www.feenature.com no 69, rue d’Argout 75002 e no 40 bis, rue du faubourg Poissonnière 75010
La Table bio (100% orgânico www.dietetic-shop.fr)
Hobbes  Cantina bio – 31, avenue Simon Bolivar – 75019
Zoé Bouillon (sopas orgânicas e pratos vegetarianoq –  www.zoebouillon.fr)
Le Potager – (bem localizada no Marais no 24, Rue Rambuteau – 75003 www.lepotagerdumarais.fr)
Soya – Deliciosas Tortas, saladas, sopas
Pousse-Pousse – 5, Rue Notre Dame de Lorette – 75009 – http://www.poussepousse.eu
East Side Burgers – Hamburguer vegetarianos no 60, boulevard Voltaire – 75011 – http://www.eastsideburgers.fr
My Free Kitchen Produtos frescos , sem glúten e lactose no  1 bis, rue Bleue – 75009

 

RESTAURANTE SEM GLÚTEN EM PARIS

Noglu (na passage Panoramas, foodista, pequeno e raro – 6, Passage des Panoramas,75002, 38, rue de Saintonge, 75002 e 69, rue de Grenelle, 75007)
Chambelland (bem bacana e no buzz, especializado em paes – 14, rue Ternaux 75011)
Helmut Newcake (primeira patisserie sem gluten, tem brunch e vendem na loja – 36, rue Bichat 75010)
Tartes Kugler (deliciosas tortas, em varios endereços)
Boulangerie Kayser  (Padaria tradicional, mas têm uma oferta de paes sem Glutén, varios endereço
Fée Nature (orgânico, light, com muitos pratos sem glutén – 69, rue d’Argout, 75002)
Le Café Moderne (mistura de bistrôt e bar n Bastilha, nem tudo é sem glutén , mas tem boas opções)
Soya Bio – (uma cantina deliciosamente organica e sem gluten – 20, rue de la Pierre Levée 75011)
 

PRODUTOS ORGÂNICOS E ALIMENTAÇÃO

Pimlico
É a mais recente loja de produtos e especiarias Bio aberta em Paris, com um estilo retrô e muito charmoso, perto da Bastilha. Tudo é natural e Bio: as frutas e legumes, o pão e o chocolate feitos de maneira artesanal e até os vinhos, que são de boa qualidade. Os vinhos bio são feitos no maior respeito possível do eco-sistema durante  todo o processo de fabricação.
88, rue de Charenton 75012 Paris –
www.pimlico.fr

Biocoop
Esta cadeia de lojas de alimentação oferece produtos muito qualitativos e frescos, é um mini-supermercado de bairro que oferece somente produtos orgânicos. Para os endereços nos diferentes bairros, checar o site:  www.biocoop.fr

LeBonBio
Esta pequena loja passaria despercebida se não fosse por seu dono, o phyto-terapeuta Jerome Fratani, que estudou plantas nos USA e fala inglês.  Especialista de plantas e produtos que visam re-equilibrar o organismo, faz uma avaliação de suas necessidades e propõe conselhos personalizados, muitas vezes em paralelo a um tratamento medical. Jerôme tem um duplo enfoque, aliando aos produtos da “Naturopatia”  (oriundos da alimentação orgânica) ao que chama “Bio Terapia” (complementos nutricionais Bio). Pois, ao se ver, mesmo os produtos Bio têm carências nutritivas derivadas da pobreza dos solos atuais.  Comprou recentemente a marca de produtos naturais Natur Ayur (www.naturayur.fr), fabricados a partir de plantas indianas.
4, Rue Lebon, 75017 Paris Tel.: 01 45 72 11 26

Herboristerie
Essa loja é reputada por ter  uma escolha enorme de ervas e chás.
87, Rue d’Amsterdam 75008 Paris – Tel. : 01 48 74 83 32

Les Nouveaux Robinsons, nos subúrbios, e Bio Génération em Paris
Esta rede de supermercados Bio é muito boa, oferecem também produtos sem glútem.
www.nouveauxrobinson.fr

Herbeus
Uma bela seleção de produtos para cabelos, óleos essenciais, complementos alimentares, perfumes …
58, rue du Temple Tel.: 01 40 27 90 12
27, rue Vignon 75008 Paris  – Tel.: 01 42 66 18 82
www.herbeus.com

Naturalia (www.naturalia.fr)
A mais conhecida cadeia de produtos Bio e naturais, com lojas espalhadas por toda Paris, porém sem o charme das pequenas cadeias que oferecem um serviço mais personalizado e que se abastecem em pequenos produtores locais

Chocolatitudes
Este é o endereço em Paris para os apreciadores de chocolates totalmente oriundos da agricultura biológica e do comércio equitável, provenientes de pequenos produtores.
57, rue Daguerre 75014 Paris www.chocolatitudes.com

Chambre aux Confitures
Uma loja especializada em geléias orgânicas, sem colorantes ou conservantes. suculentas – 9, rue des Martyrs 75009 Paris

 

PRODUTOS SEM GLÚTEM

Sites de venda online de produtos sem glútem:
Gourmet sans Gêne – http://www.gourmetsansgene.com/index.cfm
Sortir sans Gluten – www.sortirsansgluten.com
Libre sans Gluten – www.libresansgluten.fr

 

FEIRAS

Paris tem duas feiras de produtos orgânicos muito frequentadas.  O Marché Raspail no Bd. Raspail, entre a rue de Rennes et a rue du Cherche-Midi – 75006, que acontece aos domingos; aproveite para experimentar o melhor queijo Bio: o Saunière (na frente do numero. 72), que provém da agricultura biológica controlada e certificada pela Ecocert e que só é vendido em certos marcados e lojas Bio.

Já aos sábados é o dia do Marché Batignolles no Bd. des Batignolles, entre o métro Rome e a Place de Clichy – 75017, neste caso aproveite para ver a loja Bio Prestige (no número 92), que vende pratos prontos italianos, especiarias, produtos, legumes e frutas, tudo orgânico e comprar filets de canard chez Laure et Mathieu Thiriet no Terre-Plein.

 

 

<