fbpx

O turismo em Paris é muito bem organizado. Durante sua viagem, verifique nossa lista com os endereços e links para planejar sua estadia.

 

Turismo em Paris

O site oficial da cidade para o turismo em Paris é o da Mairie de Paris : www.paris.fr

Office de Tourisme et des Congrès de Paris – 25, rue des Pyramides 75001 – Tel : 08 92 68 30 00, www.parisinfo.com, se quiser comprar os diferentes “pass” ou tickets, confira as opções de reserva express oferecidas por eles: www.parisinfo.com

Nouveau Paris Île de France – Este site informa também sobre os arredores de Paris:  www.nouveau-paris-ile-de-france.fr

Evous – um site que informa as atualidades e informações práticas por bairro (arrondissement): www.evous.fr

 

Visita Virtual

Para fazer um tour virtual por Paris, seus monumentos e lugares turísticos, confira o mapa interativo “Paris 26 Gigapixels”, todo feito com fotos: www.paris-26-gigapixels.com

Para se localizar em Paris ou ter um endereço, além do Google Maps, confira no site:http://fr.mappy.com

ou o Mapa do Paris Tourisme : Paris Travel Kit , clique aqui

 

Passeios de Barcos no Sena

Turismo em Paris

Bâteaux Parisiens – barcos para passeios durante o dia, com jantares ou noites musicais: www.bateauxparisiens.com
Compagnie des Bâteaux Mouches – www.bateaux-mouches.fr

e

Yatchs de Paris – para alugar barcos privativos para festas ou eventos: http://entreprises.yachtsdeparis.fr

Turismo em Paris

Museus

Para evitar as filas de certas exposições, compre as entradas no site  www.parismuseumpass.com

Para os horários e dias de abertura dos museus, compre o Pariscope ou L’Officiel des Spectacles, que saem nas bancas todas as quartas-feiras.

Uma ótima opção é instalar os aplicativos dos museus para iphone e Ipad, que propõem também as exposições temporárias. Confira no seguinte site do RMN- Grand Palais: www.rmn.fr/applications-mobiles. Este site é também interessante para checar todos os Museus e exposições do momento !

Bilhetes de Shows, Concertos, Esporte, Teatro, Exposições

Compre nas lojas da FNAC ou por internet: www.fnacspectacles.com
Ticketnet : www.ticketnet.fr
Viagogo: para compra ou venda de bilhetes, inclusive de eventos esgotados: www.viagogo.fr
Kiosque Théatre – 3 endereços para comprar bilhetes de teatro do dia pela metade do preço: Madeleine, Montparnasse e Ternes –  www.kiosquetheatre.com
Classictic – todos os bilhetes de concerto de música clássica, em várias cidades – www.classictic.com

Bilhetes de cinema

Compre por internet na Allociné: www.allocine.fr

Passeios de ônibus em Paris e Arredores (Versailles, Fontainebleau, etc)

Veja os passeios organizados pela Cityrama : www.pariscityrama.com ou pela Paris Vision: http://fr.parisvision.com

Mapas interativos

Você pode checar onde encontrar com os mapas da Visiau – Lugares de esportes (piscinas, golf, tênis, hipódromos, clubes de equitação) : http://sigr.iau-idf.fr/webapps/visiau

Confira todos os mapas com temas diferentes, que você pode carregar: www.iau-idf.fr/cartes

 

Acessos a Museus e lugares de turismo em Paris

Musée du Louvre

Para evitar as enormes filas para entrar no museu, aqui vão nossas dicas:

–  Compre seu pass ou bilhete por internet antes de ir;

– Chegue cedo por volta das 9 horas da manhã, no final da tarde ou escolha os dias com noturnas (quarta e sextas até 22 hrs) e evite os horários de maior frequência (de 11 às 16hrs);

– Não use a entrada principal na pirâmide, onde fará 2 filas, a de espera para entrar e a de compra dos bilhetes. Escolha de entrar pela Porte des Lyons (menos nas sextas e à noite, pois está fechada) que se encontra no Jardin des Tuileries, na altura do arco do Carroussel, na ala do museu do lado do Sena. A entrada é quase imediata ! Para encontrá-la procure ver dois os leões na entrada;

Turismo em Paris

– Entre diretamente pelo metrô, Palais Royal/Musée du Louvre, procure a plataforma que vi em direção de La Défense e dirija-se à saída do Carroussel du Louvre.

Torre Eiffel

Subir na Torre Eiffel pode ser difícil devido às filas e à quantidade de pessoas. Assim, existem 2 opções interessantes:

– Você compra o bilhete com hora marcada com antecedência por internet (http://ticket.toureiffel.fr ou www.eiffel-tower.com), chega um pouco antes para não perder a vez evitando as filas quilométricas ou,

– Você pode ir jantar nos restaurantes, o que permite de acessar a torre de uma maneira alternativa comprando os bilhetes no “Kiosque Restaurants” ou no seguinte site: www.restaurants-toureiffel.com

Cemitério do Père Lachaise

Confira o cemitério com um tour virtual que dá a localização das tombas conhecidas .. para organizar seu passeio. www.pere-lachaise.com

Bois de Boulogne

Confira o plano com todas as atividades e lugares a visitar : Plan Bois de Boulogne

Parc de La Vilette

Difícil se encontrar na Vilette sem um mapa completo, clique aqui: La Vilette Plan Complet

 

Escolas de línguas

Em Paris são várias as opções para aprender algo: a língua francesa, gastronomia, arte, etc. Abaixo encontram-se nossa seleção:

Sorbonne

www.paris-sorbonne.fr

Aliance Française de Paris

Service pédagogie et certification
101 Boulevard Raspail 75270 PARIS cedex 0
serpedago@alliancefr.org

Eurocentre

www.eurocentres.com

Institut Catholique de Paris

ILCF – 21 rue d’Assas 75270 PARIS
ilcf@icp.fr

AMERICAN UNIVERSITY OF PARIS

6, rue du Colonel Combes 75007 PAR

Cursos de linguas Privado e professional

Berlirtz

www.berlitz.fr

Francês de Negocios

CCIP

www.fda.ccip.fr

 

Informações Práticas

Celulares

Para poder usar seu celular na França com tarifas locais, compre uma “Carte SIM” (chip), pré-paga. Na Orange (que é da France Telecom) voce pode comprar uma Mobicarte, com ou sem um celular. Em geral, os celulares oferecidos são baratos (para chamadas locais e SMS) e não 4G (com internet), mas você pode colocar essa “puce” da Mobicarte em todos os celulares, somente se certifique de comprar uma Micro-SIM para o Iphone. Confira aqui as opções que oferecem: http://boutique.orange.fr

Usando um Smatphone qualquer que ele seja, na realidade, é só ir num café e se conectar via WIFI (e não 4G), que o problema de conexão internet se resolve…

Se você que utilizar seu celular do Brasil, trocando o “chip”, este tem que estar “desbloqueado” (desimblocker, em francês) para funcionar aqui com uma SIM francesa. Essa operação tem que ser feita com o operador onde você comprou seu celular, normalmente …

Nota: Antes de viajar tire de seu Smartphone o acesso à “data” quando no exterior ou assine um serviço no Brasil que permita controlar o custo, senão sua conta vai ser altíssima na volta !

 

Internet, Wifi e Chamadas Internacionais

Procurando um lugar para se conectar na internet ? Em vários cafés é de graça, é só perguntar se tem Wifi e pedir qual é a conta e o “mot de passe”. Se quer ter a lista, confira aqui: www.cafes-wifi.com. Sem esquecer que nos McDonald’s em geral esse acesso é fácil ! Para chamadas internacionais, se conecte no Skype, compre créditos on line e chame, sai muito barato.

Para os café que tem Wistrot, confira aqui: www.wistro.fr/WistroPresDeChezVous

 

DETAXE – TAX FREE

Para poder obter a “Détaxe” você deve ser residente em um país que não pertença à Comunidade Européia e gastar no mínimo Euros 175,01 em cada loja onde comprar, num mesmo dia. Apesar da TVA ser na França de 19,6%, você recebera em média um reembolso menor, pois serão deduzidas as comissões deste procedimento. Para obter o reembolso dos impostos são 3 etapas:

1. na loja – Peça o formulário de reembolso para no balcão “Bureau de Détaxe”, se for uma loja grande, ou no caixa em lojas menores. Nesse momento, além de seus dados, você deverá indicar o modo de reembolso que deseja. Em geral, as lojas trabalham com um parceiro de tax free e darão um “Tax Refund Check” que facilita sua vida, pois será mais simples… mas o procedimento continua o mesmo se a loja o fizer diretamente !

2.  No aeroporto – No último pais de sua viagem à Europa, vá ao balcão da Alfândega, antes do check-in, com as compras, as notas fiscais respectivas e seu passaporte para carimbar o formulário ou o cheque (à notar que às vezes pedem o bilhete, para verificar se você vai viajar mesmo !). A notar que esta etapa tem que ser feita no máximo 3 meses da datas das faturas das compras, senão você perde o direito ao reembolso.

Nota: se você fica em Paris mais tempo e vai várias vezes a uma mesma loja em dias diferentes, comprando no mínimo € 175,01 por dia, eles aceitam de fazer o formulário da détaxe de uma só vez, com varias notas fiscais, contanto que você esteja no prazo de 3 meses. Para evitar filas e tempo perdido…

3. Reembolso – Após o carimbo da alfândega, o pedido de reembolso deve ser feito em 6 meses, como segue:

a. Cartão de crédito ou cheque: envie os documentos com o envelope pré-pago pelo correio e espere o pagamento. Nesse caso, você só faz 1 fila no aeroporto !

b. Pagamento em qualquer moeda em cash: neste caso, dirija-se ao balcão de “Bureau de Change” não muito longe (informe-se com a Alfândega), que tem um acordo de reembolso com as empresas de tax free parceiras das lojas, seja a Premier Tax Free (clique aqui) ou a Global Blue (clique aqui). O “Bureau de Change” guardará as vias deles dos formulários e/ou cheques carimbados antes de reembolsá-lo. Nesse caso, você não precisa enviar o envelope por correio com os documentos (verificamos este ponto junto às empresas).

Uma variante da opção em “cash” existe, pois algumas lojas oferecem o procedimento de deduzir o valor de 12% imediatamente na hora da compra ou você pode ir num “Bureau de Change” na cidade e pegar o cash, antes de passar na Alfândega. Mas, nesses 2 casos não esqueçam de enviar os formulários carimbados pelo correio, senão vão ter um débito em seu cartão de crédito depois … Afinal, o que conta é o carimbo da Alfândega !

 

URGÊNCIAS MEDICAIS E HOSPITAIS

Caso necessite de informações de serviços de urgência, listamos abaixo os principais  telefones e endereços, disque direto em seu telefone ou celular os números abaixo:

Telefone único de Urgências Europeu – 112

Em toda a Europa, este número gratuito engloba todos os serviços: bombeiros, policia, urgências médicas, SAMU, etc.

SAMU – 15

Os primeiros socorros de qualidade, levam aos hospitais se for urgente. A primeira opção !

SOS Médecins  – tel.: 01 47 07 77 77 

Médicos a domicilio para urgências, o custo é de cerca de 60 euros, conforme o local e são bons médicos. É a melhor opção antes de ir ao hospital, caso o problema não for urgente.

Farmácia abertas de plantão

Em casos de urgência, ligar para a policia 17.

Policia – 17

Bombeiros – 18

SOS Dentistas – 01 43 37 51 00

SOS Pediatria (médicos a domicilio para crianças) – 01 40 03 22 73

SOS Queimaduras – 01 58 41 41 41

Urgências Médicas de Paris – 01 53 94 94 94

Urgências veterinárias – 08 36 68 99 33

 

Hospitais por especialidade

Hospitais Públicos

São bons na França, principalmente em urgências, mas tem espera. O atendimento é rápido se for grave e/ou via ambulância. O site que dá os endereços por especialidade é: www.aphp.fr/site/urgences

Cardiologia – Bichat-Claude-Bernard, Clinique Georges-Bizet e Hôpital Européen George-Pompidou

AVC – Pitié-Salpetrière

Ortopedia – Hôpital Cochin e Clinique du Sport

Crianças – Hôpital Necker

 

Hospital Privado

American Hospital of Paris www.american-hospital.org, para todo o tipo de problema ou urgência, estabelecimento privado, instalações confortáveis, bom serviço, com preços elevados. Os médicos e enfermeiros falam inglês.

Clínica (com urgências dia e noite)

Clinique Bachaumont – 24h/24 : www.clinique-bachaumont.com

 

 

Serviços úteis em Paris

Além destas dicas de Turismo em Paris, se procura serviços úteis de qualidade, fizemos uma seleção criteriosa dos melhores profissionais, conhecidos e frequentados por franceses. Leia aqui:

 

Serviços úteis em Paris

<