A Côte d’Azur ou Riviera Francesa começa em Toulon e vai até Mônaco. Nice e Toulon são as principais cidades da região e dispõe de aeroportos, que são o ponto de saída para seus roteiros. Claro que o TGV que vai até Lyon, segue até essas duas cidades e estica até Cannes e Antibes.

Como a Côte d’Azur é um destino de férias de verão e praia, a seguir damos nossas dicas de nossos endereços favoritos colecionados durantes nossas andanças pela “côte”.

A primeira dica é reservar um dia para ir no “arrière-pays”, para visitar os vilarejos charmosos e são vários, mas somente acessíveis por estradas estreitas e em caminhos com altos penhascos altos.

 

Nice

 

Nice é uma cidade bem grande e conhecida como um refúgio para aposentados que querem aproveitar do bom clima e da calma. A cidade é a maior da Côte d’Azur. 

Seu centro antigo vale a visita, assim como passear pela Promenade des Anglais, tomar um drink no Hotel Negresco***** ou ir até o Mamac – Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea (Mamac Nice)

Hotéis

Hotel Windsor****

Visitar Nice é mais interessante do que se hospedar ali. Mas, se quer ficar na cidade, que é bem central para visitar outros lugares, sugerimos o Hotel Windsor****, que está num bairro residencial mas acessível à praia e ao “Vieux Nice”, com um mix de quartos contemporâneos e charme.

Restaurantes

La Petite Maison

O primeiro e mais conhecido é o La Petite Maison que faz parte da lista dos preferidos de muitos famosos. Endereço para comer e contar para os outros quem você viu por lá. É pena que com a celebridade o serviço não seja melhor … (www.lapetitemaison-nice.com).

 

Merenda

Um bistrôt simples e quase rústico, não aceita pagamento em cheque ou cartão, não se reserva. Dominique Le Stanc teve já teve 2 estrelas no passado e com este restaurante apresenta uma cozinha local e provençal. (http://lamerenda.net)

Carré Llorca

Do conhecido chef provençal (que tem seu restaurante estrelado em St Paul de Vence), preços acessiveis neste restaurante moderno e clean. (3, rue de la Préfecture) 

Bistrôt du Port de Nice

Resaurante do chef Orsini, é a melhor opção no porto. (www.lebistrotduportdenice.fr)

 

Côte d'Azur

 

Le Bistrot d’Antoine

Simpático e sem pretensão, boa cozinha e bons preços. De longe o nosso preferido (27, rue de la Préfecture). Aliás, abriram dois outros restaurantes o Bar des Oiseaux (5, rue Saint-Vincent), que tem ótima pasta, e o Comptoir du Marché (8, rue du Marché).

Le Safari – O único bom restaurante no cours Saleya que é muito turístico, com cozinha clássica provençal, tudo é bom e por um preço acessível.

La Reserve de Nice – Casa dos anos 30, com vista para o mar e preços interessantes.

L’Universe é uma instituição de Nice: uma típica brasserie do anos 30, sóbria e clássica. (www.christian-plumail.com)

Chez Palmyre –  bom e barato, para quem gosta de bistrôts autênticos.

Gésu – super simples, cozinha de Nice e pizzas. Bom e barato.

 

Le Cap d’Antibes – Juan Les Pins

Hôtel du Cap-Eden Roc***** – Um dos mais conhecidos e elegantes da Côte d’Azur. Sua mítica piscina com vista é a mais icônica da costa. Todas as stars e famosos param por ali durante o Festival de Cannes. (www.hotel-du-cap-eden-roc.com)

 

Isto sem falar do triplo terraço e do seu Bar à Champagne:

Hotel Belles Rives*****, refinado e tradicional, este hotel representa bem o nosso imaginário de uma “palace” da Riviera, com todo o conforto moderno. www.bellesrives.com

 

 

Cap d’Antibes Beach Hotel***** é um hotel estilo contemporâneo, com praia privativa. (www.ca-beachhotel.com)

 

Restaurante Tetou & plage– Uma das melhores “Bouillabaisses” da Riviera. (http://tetou.fr)

 

Restaurant Mamo – Le Michelangelo – é um restaurante italiano tradicional e reputado, sob a batuta de Mamo. (www.michelangelo-mamo.com)

 

A Plage Keller e seu restaurante é o Le Cesar são um ponto conhecido. A praia é pequena e se localiza numa “crique” protegida do vento, La Garoupe… As espreguiçadeiras da Plage Keller espalhadas pela praia, o restaurante logo atrás, muitas árvores e o mar turquesa ! O restaurante é comandado pelo chef Olivier Condat: boa oportunidade para experimentar uma “bouillabaisse”, uma lagosta da Bretanha ou uma “plancha” de frutos do mar. No domingo, fazem um buffet na praia. (www.plagekeller.com)

         

Um outra praia bacana fica no Hotel Helios – www.hotelhelios.fr

Uma visita interessante em Antibes é o Museu Picasso. (www.musees-nationaux-alpesmaritimes.fr)

 

Cannes & Mougins

Cannes é movimentada durante o Festival, passear na Promenade de la Croisette é programa. Caso queira vivenciar um “palace” no estilo da Côte d’Azur, escolha um dos hotéis míticos como o icônico Hôtel Carlton***** (www.intercontinental-carlton-cannes.com), o Hôtel Martinez***** (http://cannesmartinez.grand.hyatt.com) ou o Hôtel Magestic Cannes***** (www.lucienbarriere.com).

Recomendamos o restaurante La Petite Maison de Nicole, um restaurante muito de romântico, no Majestic !

Outro endereço bacana é o Hotel 3.14****, que tem uma piscina espetacular na cobertura. Reserva a sua espreguiçadeira e peça um drink  ! Ou divirta-se à noite em seu club. (www.314cannes.com)

Se você quer um lugar com vista e longe dos turista, tente o restaurante L’Écrin é um deles. Fica numa praia deliciosa e você poderá degustar uma lagosta ou descansar numa chaise longue e degustar um coquetel… ou o rosé da região. ( www.ecrinplage.com).

Uma brasserie bacana, especialista em peixes e crustaceos, é Astoux et Brun (www.astouxbrun.com)

Um bistrôt excelente, pequeno e discreto, La Table du Chef, no caso o chef Bruno Gensdarmes, com uma cozinha tradicional e saborosa  (5, rue Jean Daumas – Tel.: 04 93 68 27 40)

Para tomar um vinho, tente a Cave Croisette que oferece pratos de queijos e frios deliciosos (151, rue d’Antibes).

Para cair na night o restaurant-club Le Baôli é uma ótima opção.(www.lebaoli.com)

E, para quem procura um bom restaurante italiano, não pode deixar de conhecer o Macheroni (no 10, rue Florian – tel.: 04 93 39 94 71).

O restaurante e café Le Pastis é também uma excelente escolha, informal e simpático. (www.pastis-cannes.com)

Se quiser ficar um pouco mais distante do borburinho, uma das melhores opções é o Le Mas Candille***** (www.lemascandille.com)

Les Moulin des Mougins****, muito conhecido pelo restaurante do chef Erwan Louaisil, que propõe um cardápio de especialidades provençais. (www.moulindemougins.com)

Le Mas de Mougins – Chambre d’hôtes de charme, ótimo endereço (www.lemasdemougins.com)

No vilarejo de Mougins, que vale a visita, tem alguns retaurantes bem bons : o charmoso Bistrot de Mougins (http://lebistrotdemougins.com), o gastronomico restaurante do chef Denis Fétisson L’Amandier de Mougins (www.amandier.fr) e o elegante Le Clos Saint-Basile (www.clossaintbasile.fr)

Finalmente, para os mais esportistas, o Golf  Old Course de Cannes é considerado o melhor da Côte d’Azur, sendo  um dos mais chics também. Durante toda a saison, várias competições importantes acontecem. (www.golfoldcourse.com – green fee de 90 euros)

 

Saint-Paul de Vence

 

Quando se esta na Côte d’Azur, perto de Nice, uma das escapadas mais bacanas é ir à Saint Paul de Vence, um vilarejo charmosissimo e visitar a Fundação Maeght que é um must na região.

A Fundação é uma verdadeiro museu no meio da natureza feita pelo arquiteto catalão Josep Lluís Sert, que integrou ao seu projeto obras de artistas : a cour Giacometti, o labirinto de Miró, os mosaicos murais de Chagall et de Tal-Coat, o bassin et vitrais de Braque, a fonte de Bury, o stabile de Calder…

O hotel e restaurante mítico de Saint-Paul é o Colombe d’Or. Se não der para se hospedar, visite para um drink ou almoço. (www.la-colombe-dor.com)

Uma outra opção bacana é o restaurante La Table de Pierre, no Mas de Pierre, do chef Michel Rostang (2 estrelas). O brunch é gostoso e à noite tem o menu gastronômico. (www.lemasdepierre.com).

 

Para um restaurante mais acessível em pleno centrinho de Saint-Paul, recomendo o Le Tilleul (www.restaurant-letilleul.com).

Se tiver tempo vá ver a preço da cidade para ver os jogos de petanca. Realmente local !

Se tudo isto já não fosse suficiente, Saint-Paul de Vence é uma cidade muito charmosa.

Um pouco fora, no campo, tem uma das melhores opções gastronômicas, com bela vista e excelente “cuisine” é o Allain Llorca Restaurant, que tem 1 estrela. (www.alainllorca.com)

 

Uma alternativa muito charmosa é dar uma esticada até Grasse, não muito longe.

Algumas dicas para aproveitar dessa escapada:

La Bastide Saint-Antoine – no estilo provençal contemporâneo com um excelente restaurante do chef Jacques Chibois e um terraço muito bonito. Propõem também cursos de cozinha e degustação de vinhos. (www.jacques-chibois.com)

Bastide St Mathieu – é um boutique hotel muito charmoso, relaxante e esportivo. (www.bastidestmathieu.com)

 –

Moulin Saint-François – Maison d’Hôte de Luxe – uma alternativa simpática de vivenciar Grasse como um local. (www.moulin-saint-francois.com)

 

 

Restaurante Lou Fassum – Além da vista espetacular, é uma das melhores paradas gastronômicas da região (www.loufassum.com)

Outra opção de restaurante e o La Fleur de Lys – Um restaurante tradicional e romântico, em pleno coraçao de Grasse. (2, Avenue Chiris, Tel.: 04 93 36 33 19)

E, claro, não deixar de visitar o Musée International de la Parfumerie (www.museesdegrasse.com) e mergulhar na história dos perfumes. Sempre tem uma exposição interessante !

 

Saint-Tropez

                                                         Côte d'Azur  

Um dos lugares mais conhecidos e badalados, Saint-Tropez consegue se manter como um destino dos mais concorridos no verão europeu. Mas para os habitués, as melhores épocas são antes e depois, a não ser que você esteja numa casa, bem escondido da multidão nas épocas de alta estação e só indo até St Trop para uma balada ou uma saída gastronômica! Ramatuelle é mais calmo, com casas lindas … alugar uma é delicioso !

Mas, o que não faltam são hotéis para todos os gostos e todos os estilos de vida … !

Selecionamos nossos endereços preferidos num guia completo, clique aqui.

 

Villefranche

No trajeto entre Nice e Mônaco, passe pelo pitoresco centro de Villefranche e, além de visitar a Citadelle e a Chapelle St Pierre decorada por Cocteau, aproveite para ir norestaurante Carpaccio na frente do porto ou no Restaurante La Mère Germaine e sua conhecida “Bouillabaisse”, que é o prato de peixes típico da região.

 

Saint-Jean de Cap Ferrat

Côte d'Azur

Se você vai para a Côte d’Azur e quer ficar num lugar « low profile », seu destino é o St Jean du Cap Ferrat ! Entre Nice e Mônaco, passando pelo pitoresco centro de Villefranche, pela charmosa Èze Village e pelo agito porto de Beaulieu-sur-Mer, também não faltam opções para lugares animados !

Como nessa parte da Riviera não tem praias com areia (somente algumas pequenas “criques” com “galets”), nem restaurantes baratos ou acesso fácil, não atrai multidões… A discrição é o ponto forte de St. Jean, que nem tem muitas lojas (e nenhuma de marcas de luxo). Se puder alugar uma casa é ideal.

Hotéis

Um dos hotéis mais espetaculares da Riviera fica no alto do Cap Ferrat, o Grand Hôtel Cap Ferrat***** e é muito luxuoso, com vista linda, num enorme parque. Um clássico.

O Hôtel La Voile d’Or**** se situa na beira do porto, com bonita vista da marina e do vilarejo, conhecido por seu restaurante bem romântico.

la voile dor cap ferrat

la voile dor cap ferrat hotel

 

Restaurantes

Se prefere um pouco mais demovimento o melhor restaurnte na marina é o Voilier do Cap, mas tem também os aficionados do Le Sloop. No alto do vilarejo, aproveitar para tomar o café da manhã no descontraído Café Civette, do lado da banca de jornais, onde todos os “habitués” vêm comprar sua leitura matinal (e tem um enorme vai-vem durante o dia e à noite).

As Praias

O Cap Ferrat tem três praias: a Paloma Plage, Les Fosses e sua mini Les Fossettes e do outro lado do Cap, a Passable.

Paloma Beach

Essa praia é um programa para o dia todo, incluindo o almoço, mas reserve com antecedência para não esperar muito. Mesmo se disserem que está lotado por telefone, se chegar por volta do meio-dia e meia, eles encontram um lugar nos “matelas” (espreguiçadeiras) ou para almoçar…

Paloma Cap Ferrat

Paloma bach cap ferrat

 

Plage de Passable

Tente, também, o restaurante da Plage de Passable que é bacana, mas um pouco caro para o que oferece. A praia é simpática e tem a vista de Villefranche.

assable cap ferrat

 

Visitas excepcionais

Dois lugares imprescindíveis a serem visitados na Côte d’Azur, que são monumentos históricos e pertencem ao “Institut de France”, a magnífica :

Villa et Jardins Ephrussi de Rothschild

E a surpreendente villa construída no inicio do séc. XX, em plena Belle Époque, mas totalmente inspirada pela Grécia antiga;

Villa Grecque Kerylos

 

Villa Santo Sospir

E, sem dúvida, não deixar de visitar a célebre “Villa Tatouée”, a Villa Santo Sospir, que pertenceu à grande amiga do poeta e artista Jean Cocteau, Francine Weisweiller e foi aberta à visitas há dois anos. Durante o verão de 1950, Cocteau decorou todas as paredes com frescos à tempera com inspiração da mitologia grega ou da região da Côte d’Azur.

Além disso, posteriormente decorou a casa com mosaicos. A visita deve ser reservada com hora marcada no telefone +33 (0)4 93 76 00 16 ou confira o site da Villa : http://villasantosospir.fr ou o dos passos de Cocteau na Côte d’Azur: www.le-sud-jean-cocteau.org

 

Beaulieu-sur-Mer

Passando o Cap, uma dica bacana e ir almoçar na marina de Beaulieu no badalado African Queen e, para uma boa carne, experimentar o Fabuleux Destin.

 

Èze Village

O vilarejo medieval de Èze village é muito especial. Além de lindo, tem uma das mais lindas vistas panorâmicas da côte.  Chega-se pela “Moyenne Corniche” (a estrada mítica que liga Nice à Monaco). Assim, aproveite para passear de carro na Alta Corniche que é a mais espetacular ! Tem também Èze Plage que é lá em baixo e mais próximo da praia.

 

 

Hotéis

Um dos hotéis mais lindos e chics da Côte d’Azur fica em Èze é o Château de la Chèvre d’Or (www.chevredor.com). O restaurante é gastronômico e com uma vista única, mas você pode ir no terraço para uns drinks … no final da tarde.

O restaurante gastronômico ou o terraço para e para uns drinks … no final da tarde.:

Outro hotel charmoso é o Château Eza*****, lindo hotel com vista, charmoso e elegante – www.chateaueza.com

Eze Hermitage Art Hotel*** – Um hotel mais rústico, autêntico e simpático. E, claro, mais acessível.-  www.ezehermitage.com

 

Restaurante

Plage Anjuna

Em Èze-sur-Mer, o vilarejo à beira do mar tem uma praia muito bonita. A praia privativa se chama Anjuna, que ainda não conhecia. Foi a melhor surpresa destas férias. No estilo rustico e chic, poucos “matelas” e um restaurante absolutamente delicioso (e bom preço pela qualidade !). Esta é “a” dica para quem gosta de lugares descontraídos e charmosos !

anjuna plage eze

 

Cap d’Ail

La Réserve de la Mala

A praia que fica no Cap d’Ail, a La Réserve de la Mala é uma das dicas mais badaladas da “côte”. Muitos vêm direto de barco para tomar uns drinks. Esta “plage privée” da Côte d’Azur tem um lounge bacana com DJ e fica aberta até tarde. O restaurante se espalha pelo espaço com um terraço mais calmo em cima, um restaurante coberto e mesas espalhadas pelo lounge para grupos de no mínimo 10 pessoas, prevendo as reservas dos barcos que vêm almoçar …

la mala plage cap d ail beach

La MAla Cap d ail

<