A Côte d’Azur ou Riviera Francesa começa em Toulon e vai até Mônaco. Nice e Toulon são as principais cidades da região e dispõe de aeroportos, que são o ponto de saída para seus roteiros. Claro que o TGV que vai até Lyon, segue até essas duas cidades e estica até Cannes e Antibes.

Como a Côte d’Azur é um destino de férias de verão e praia, a seguir damos nossas dicas de nossos endereços favoritos colecionados durantes nossas andanças pela “côte”.

A primeira dica é reservar um dia para ir no “arrière-pays”, para visitar os vilarejos charmosos e são vários, mas somente acessíveis por estradas estreitas e em caminhos com altos penhascos altos.

 

Nice

 

Nice é uma cidade bem grande e conhecida como um refúgio para aposentados que querem aproveitar do bom clima e da calma. A cidade é a maior da Côte d’Azur. 

Seu centro antigo vale a visita, assim como passear pela Promenade des Anglais, tomar um drink no Hotel Negresco***** ou ir até o Mamac – Museu de Arte Moderna e Arte Contemporânea (Mamac Nice)

Hotéis

Hotel Windsor****

Visitar Nice é mais interessante do que se hospedar ali. Mas, se quer ficar na cidade, que é bem central para visitar outros lugares, sugerimos o Hotel Windsor****, que está num bairro residencial mas acessível à praia e ao “Vieux Nice”, com um mix de quartos contemporâneos e charme.

Restaurantes

La Petite Maison

O primeiro e mais conhecido é o La Petite Maison que faz parte da lista dos preferidos de muitos famosos. Endereço para comer e contar para os outros quem você viu por lá. É pena que com a celebridade o serviço não seja melhor … (www.lapetitemaison-nice.com).

 

Merenda

Um bistrôt simples e quase rústico, não aceita pagamento em cheque ou cartão, não se reserva. Dominique Le Stanc teve já teve 2 estrelas no passado e com este restaurante apresenta uma cozinha local e provençal. (http://lamerenda.net)

Carré Llorca

Do conhecido chef provençal (que tem seu restaurante estrelado em St Paul de Vence), preços acessiveis neste restaurante moderno e clean. (3, rue de la Préfecture) 

Bistrôt du Port de Nice

Resaurante do chef Orsini, é a melhor opção no porto. (www.lebistrotduportdenice.fr)

 

Côte d'Azur

 

Le Bistrot d’Antoine

Simpático e sem pretensão, boa cozinha e bons preços. De longe o nosso preferido (27, rue de la Préfecture). Aliás, abriram dois outros restaurantes o Bar des Oiseaux (5, rue Saint-Vincent), que tem ótima pasta, e o Comptoir du Marché (8, rue du Marché).

Le Safari – O único bom restaurante no cours Saleya que é muito turístico, com cozinha clássica provençal, tudo é bom e por um preço acessível.

La Reserve de Nice – Casa dos anos 30, com vista para o mar e preços interessantes.

L’Universe é uma instituição de Nice: uma típica brasserie do anos 30, sóbria e clássica. (www.christian-plumail.com)

Chez Palmyre –  bom e barato, para quem gosta de bistrôts autênticos.

Gésu – super simples, cozinha de Nice e pizzas. Bom e barato.

 

Le Cap d’Antibes – Juan Les Pins

Hôtel du Cap-Eden Roc***** – Um dos mais conhecidos e elegantes da Côte d’Azur. Sua mítica piscina com vista é a mais icônica da costa. Todas as stars e famosos param por ali durante o Festival de Cannes. (www.hotel-du-cap-eden-roc.com)

 

Isto sem falar do triplo terraço e do seu Bar à Champagne:

Hotel Belles Rives*****, refinado e tradicional, este hotel representa bem o nosso imaginário de uma “palace” da Riviera, com todo o conforto moderno. www.bellesrives.com

 

 

Cap d’Antibes Beach Hotel***** é um hotel estilo contemporâneo, com praia privativa. (www.ca-beachhotel.com)

 

Restaurante Tetou & plage– Uma das melhores “Bouillabaisses” da Riviera. (http://tetou.fr)

 

Restaurant Mamo – Le Michelangelo – é um restaurante italiano tradicional e reputado, sob a batuta de Mamo. (www.michelangelo-mamo.com)

 

A Plage Keller e seu restaurante é o Le Cesar são um ponto conhecido. A praia é pequena e se localiza numa “crique” protegida do vento, La Garoupe… As espreguiçadeiras da Plage Keller espalhadas pela praia, o restaurante logo atrás, muitas árvores e o mar turquesa ! O restaurante é comandado pelo chef Olivier Condat: boa oportunidade para experimentar uma “bouillabaisse”, uma lagosta da Bretanha ou uma “plancha” de frutos do mar. No domingo, fazem um buffet na praia. (www.plagekeller.com)

         

 

Uma visita interessante em Antibes é o Museu Picasso. (www.musees-nationaux-alpesmaritimes.fr)

 

Cannes & Mougins

Cannes é movimentada durante o Festival, passear na Promenade de la Croisette é programa. Caso queira vivenciar um “palace” no estilo da Côte d’Azur, escolha um dos hotéis míticos como o icônico Hôtel Carlton***** (www.intercontinental-carlton-cannes.com), o Hôtel Martinez***** (http://cannesmartinez.grand.hyatt.com) ou o Hôtel Magestic Cannes***** (www.lucienbarriere.com).

Recomendamos o restaurante La Petite Maison de Nicole, um restaurante muito de romântico, no Majestic !

Outro endereço bacana é o Hotel 3.14****, que tem uma piscina espetacular na cobertura. Reserva a sua espreguiçadeira e peça um drink  ! Ou divirta-se à noite em seu club. (www.314cannes.com)

Se você quer um lugar com vista e longe dos turista, tente o restaurante L’Écrin é um deles. Fica numa praia deliciosa e você poderá degustar uma lagosta ou descansar numa chaise longue e degustar um coquetel… ou o rosé da região. ( www.ecrinplage.com).

Uma brasserie bacana, especialista em peixes e crustaceos, é Astoux et Brun (www.astouxbrun.com)

Um bistrôt excelente, pequeno e discreto, La Table du Chef, no caso o chef Bruno Gensdarmes, com uma cozinha tradicional e saborosa  (5, rue Jean Daumas – Tel.: 04 93 68 27 40)

Para tomar um vinho, tente a Cave Croisette que oferece pratos de queijos e frios deliciosos (151, rue d’Antibes).

Para cair na night o restaurant-club Le Baôli é uma ótima opção.(www.lebaoli.com)

E, para quem procura um bom restaurante italiano, não pode deixar de conhecer o Macheroni (no 10, rue Florian – tel.: 04 93 39 94 71).

O restaurante e café Le Pastis é também uma excelente escolha, informal e simpático. (www.pastis-cannes.com)

Se quiser ficar um pouco mais distante do borburinho, uma das melhores opções é o Le Mas Candille***** (www.lemascandille.com)

Les Moulin des Mougins****, muito conhecido pelo restaurante do chef Erwan Louaisil, que propõe um cardápio de especialidades provençais. (www.moulindemougins.com)

Le Mas de Mougins – Chambre d’hôtes de charme, ótimo endereço (www.lemasdemougins.com)

No vilarejo de Mougins, que vale a visita, tem alguns retaurantes bem bons : o charmoso Bistrot de Mougins (http://lebistrotdemougins.com), o gastronomico restaurante do chef Denis Fétisson L’Amandier de Mougins (www.amandier.fr) e o elegante Le Clos Saint-Basile (www.clossaintbasile.fr)

Finalmente, para os mais esportistas, o Golf  Old Course de Cannes é considerado o melhor da Côte d’Azur, sendo  um dos mais chics também. Durante toda a saison, várias competições importantes acontecem. (www.golfoldcourse.com – green fee de 90 euros)

 

Saint-Paul de Vence

 

Quando se esta na Côte d’Azur, perto de Nice, uma das escapadas mais bacanas é ir à Saint Paul de Vence, um vilarejo charmosissimo e visitar a Fundação Maeght que é um must na região.

A Fundação é uma verdadeiro museu no meio da natureza feita pelo arquiteto catalão Josep Lluís Sert, que integrou ao seu projeto obras de artistas : a cour Giacometti, o labirinto de Miró, os mosaicos murais de Chagall et de Tal-Coat, o bassin et vitrais de Braque, a fonte de Bury, o stabile de Calder…

O hotel e restaurante mítico de Saint-Paul é o Colombe d’Or. Se não der para se hospedar, visite para um drink ou almoço. (www.la-colombe-dor.com)

Uma outra opção bacana é o restaurante La Table de Pierre, no Mas de Pierre, do chef Michel Rostang (2 estrelas). O brunch é gostoso e à noite tem o menu gastronômico. (www.lemasdepierre.com).

 

Para um restaurante mais acessível em pleno centrinho de Saint-Paul, recomendo o Le Tilleul (www.restaurant-letilleul.com).

Se tiver tempo vá ver a preço da cidade para ver os jogos de petanca. Realmente local !

Se tudo isto já não fosse suficiente, Saint-Paul de Vence é uma cidade muito charmosa.

Um pouco fora, no campo, tem uma das melhores opções gastronômicas, com bela vista e excelente “cuisine” é o Allain Llorca Restaurant, que tem 1 estrela. (www.alainllorca.com)

 

Uma alternativa muito charmosa é dar uma esticada até Grasse, não muito longe.

Algumas dicas para aproveitar dessa escapada:

La Bastide Saint-Antoine – no estilo provençal contemporâneo com um excelente restaurante do chef Jacques Chibois e um terraço muito bonito. Propõem também cursos de cozinha e degustação de vinhos. (www.jacques-chibois.com)

Bastide St Mathieu – é um boutique hotel muito charmoso, relaxante e esportivo. (www.bastidestmathieu.com)

 –

Moulin Saint-François – Maison d’Hôte de Luxe – uma alternativa simpática de vivenciar Grasse como um local. (www.moulin-saint-francois.com)

 

 

Restaurante Lou Fassum – Além da vista espetacular, é uma das melhores paradas gastronômicas da região (www.loufassum.com)

Outra opção de restaurante e o La Fleur de Lys – Um restaurante tradicional e romântico, em pleno coraçao de Grasse. (2, Avenue Chiris, Tel.: 04 93 36 33 19)

E, claro, não deixar de visitar o Musée International de la Parfumerie (www.museesdegrasse.com) e mergulhar na história dos perfumes. Sempre tem uma exposição interessante !

 

Saint-Tropez

                                                         Côte d'Azur  

Um dos lugares mais conhecidos e badalados, Saint-Tropez consegue se manter como um destino dos mais concorridos no verão europeu. Mas para os habitués, as melhores épocas são antes e depois, a não ser que você esteja numa casa, bem escondido da multidão nas épocas de alta estação e só indo até St Trop para uma balada ou uma saída gastronômica! Ramatuelle é mais calmo, com casas lindas … alugar uma é delicioso !

Mas, o que não faltam são hotéis para todos os gostos e todos os estilos de vida … !

Selecionamos nossos endereços preferidos num guia completo, clique aqui.

 

Villefranche

No trajeto entre Nice e Mônaco, passe pelo pitoresco centro de Villefranche e, além de visitar a Citadelle e a Chapelle St Pierre decorada por Cocteau, aproveite para ir norestaurante Carpaccio na frente do porto ou no Restaurante La Mère Germaine e sua conhecida “Bouillabaisse”, que é o prato de peixes típico da região.

 

Saint-Jean de Cap Ferrat

Côte d'Azur

Se você vai para a Côte d’Azur e quer ficar num lugar « low profile », seu destino é o St Jean du Cap Ferrat ! Entre Nice e Mônaco, passando pelo pitoresco centro de Villefranche, pela charmosa Èze Village e pelo agito porto de Beaulieu-sur-Mer, também não faltam opções para lugares animados !

Como nessa parte da Riviera não tem praias com areia (somente algumas pequenas “criques” com “galets”), nem restaurantes baratos ou acesso fácil, não atrai multidões… A discrição é o ponto forte de St. Jean, que nem tem muitas lojas (e nenhuma de marcas de luxo). Se puder alugar uma casa é ideal.

Hotéis

Um dos hotéis mais espetaculares da Riviera fica no alto do Cap Ferrat, o Grand Hôtel Cap Ferrat***** e é muito luxuoso, com vista linda, num enorme parque. Um clássico.

O Hôtel La Voile d’Or**** se situa na beira do porto, com bonita vista da marina e do vilarejo, conhecido por seu restaurante bem romântico.

la voile dor cap ferrat

la voile dor cap ferrat hotel

 

Restaurantes

Se prefere um pouco mais demovimento o melhor restaurnte na marina é o Voilier do Cap, mas tem também os aficionados do Le Sloop. No alto do vilarejo, aproveitar para tomar o café da manhã no descontraído Café Civette, do lado da banca de jornais, onde todos os “habitués” vêm comprar sua leitura matinal (e tem um enorme vai-vem durante o dia e à noite).

As Praias

O Cap Ferrat tem três praias: a Paloma Plage, Les Fosses e sua mini Les Fossettes e do outro lado do Cap, a Passable.

Paloma Beach

Essa praia é um programa para o dia todo, incluindo o almoço, mas reserve com antecedência para não esperar muito. Mesmo se disserem que está lotado por telefone, se chegar por volta do meio-dia e meia, eles encontram um lugar nos “matelas” (espreguiçadeiras) ou para almoçar…

Paloma Cap Ferrat

Paloma bach cap ferrat

 

Plage de Passable

Tente, também, o restaurante da Plage de Passable que é bacana, mas um pouco caro para o que oferece. A praia é simpática e tem a vista de Villefranche.

assable cap ferrat

 

Visitas excepcionais

Dois lugares imprescindíveis a serem visitados na Côte d’Azur, que são monumentos históricos e pertencem ao “Institut de France”, a magnífica :

Villa et Jardins Ephrussi de Rothschild

E a surpreendente villa construída no inicio do séc. XX, em plena Belle Époque, mas totalmente inspirada pela Grécia antiga;

Villa Grecque Kerylos

 

Villa Santo Sospir

E, sem dúvida, não deixar de visitar a célebre “Villa Tatouée”, a Villa Santo Sospir, que pertenceu à grande amiga do poeta e artista Jean Cocteau, Francine Weisweiller e foi aberta à visitas há dois anos. Durante o verão de 1950, Cocteau decorou todas as paredes com frescos à tempera com inspiração da mitologia grega ou da região da Côte d’Azur.

Além disso, posteriormente decorou a casa com mosaicos. A visita deve ser reservada com hora marcada no telefone +33 (0)4 93 76 00 16 ou confira o site da Villa : http://villasantosospir.fr ou o dos passos de Cocteau na Côte d’Azur: www.le-sud-jean-cocteau.org

 

Beaulieu-sur-Mer

Passando o Cap, uma dica bacana e ir almoçar na marina de Beaulieu no badalado African Queen e, para uma boa carne, experimentar o Fabuleux Destin.

 

Èze Village

O vilarejo medieval de Èze village é muito especial. Além de lindo, tem uma das mais lindas vistas panorâmicas da côte.  Chega-se pela “Moyenne Corniche” (a estrada mítica que liga Nice à Monaco). Assim, aproveite para passear de carro na Alta Corniche que é a mais espetacular ! Tem também Èze Plage que é lá em baixo e mais próximo da praia.

 

 

Hotéis

Um dos hotéis mais lindos e chics da Côte d’Azur fica em Èze é o Château de la Chèvre d’Or (www.chevredor.com). O restaurante é gastronômico e com uma vista única, mas você pode ir no terraço para uns drinks … no final da tarde.

O restaurante gastronômico ou o terraço para e para uns drinks … no final da tarde.:

Outro hotel charmoso é o Château Eza*****, lindo hotel com vista, charmoso e elegante – www.chateaueza.com

Eze Hermitage Art Hotel*** – Um hotel mais rústico, autêntico e simpático. E, claro, mais acessível.-  www.ezehermitage.com

 

Restaurante

Plage Anjuna

Em Èze-sur-Mer, o vilarejo à beira do mar tem uma praia muito bonita. A praia privativa se chama Anjuna, que ainda não conhecia. Foi a melhor surpresa destas férias. No estilo rustico e chic, poucos “matelas” e um restaurante absolutamente delicioso (e bom preço pela qualidade !). Esta é “a” dica para quem gosta de lugares descontraídos e charmosos !

anjuna plage eze

 

Cap d’Ail

La Réserve de la Mala

A praia que fica no Cap d’Ail, a La Réserve de la Mala é uma das dicas mais badaladas da “côte”. Muitos vêm direto de barco para tomar uns drinks. Esta “plage privée” da Côte d’Azur tem um lounge bacana com DJ e fica aberta até tarde. O restaurante se espalha pelo espaço com um terraço mais calmo em cima, um restaurante coberto e mesas espalhadas pelo lounge para grupos de no mínimo 10 pessoas, prevendo as reservas dos barcos que vêm almoçar …

la mala plage cap d ail beach

La MAla Cap d ail

<