Lyon foi eleita melhor destino Europeu para um final de semana, pelo Travel Awards em 2016, a antiga capital de Gaules e capital gastronôamica francesa, reune inúmeros motivos para uma visita.

Sem falar nas regiões vinícolas vizinhas : Beaujolais (com seus vinhos à base de Gamay), Vale do Rhône (terra de Syrah) e a famosa Borgonha (berço da Pinot Noir).
Famosa por sua gastronomia, a história da seda e também pelo cinema (os irmãos Lumière – inventores do cinema – eram Lyonneses), a cidade se destaca ainda, na cultura e na moda.

Descubra um pouquinho de Lyon conosco…

COMO CHEGAR:

Lyon possui uma posição privilegiada na  França : 1h30 de Paris – 1h30 de Marselha (de trem).

O mais prático é pegar o trem da SNCF, saindo da estaçãs da  GARE DE LYON em Paris e chegando nas estaçõ es da GARE DE PART DIEU ou PERRACHE em LYON.
Os valores são em torno de 50 euros por trajeto.

Vindo de outros países, Lyon fica à 2h da Suiça e 2h da Itália.
Não tem desculpa para não dar um pulinho na cidade!

 

 

ONDE FICAR HOSPEDADO:

 

Hotel Villa Florentine

Lozalizado em um antigo convento e com uma vista privilegiada sobre a cidade, este hotel é um dos nossos preferidos. Pela vista, pelo restaurante gastronômico (1 estrela Michelin) e pela qualidade dos quartos e serviços.

 

 

Cour des Loges

Não muito longe do primeiro, com decoração mais aconchegante e charmosa, mas sem perder a classe do primeiro, ele fica no mesmo bairro, na parte baixa da colina (Velho Lyon).

 

 

LE ROYAL

Famoso pelo seu café da manhã e Bruch de domingo, que é preparado pelos alunos do Institut Bocuse (escola culinária do grande chef Paul Bocuse). Este hotel é super bem localizado, central, em frente à principal praça de Lyon (Bellecour) e por ser pequeno, é mais exclusivo.

 

 

RESTAURANTES:

Assunto delicadíssimo quando falamos de Lyon, pois Lyon é a capital gastronômica da França. É a cidade francesa que mais possuí restaurantes por habitantes.
Sem falar que 18 deles são estrelados no guia Michelin (só na capital).
Portanto, faça dieta antes, pois não será em Lyon que você conseguirá se conter.

Vamos citar alguns legendários de Lyon.


PAUL BOCUSE

O famoso Chef francês, único no mundo a ter 3 estrelas no guia MIchelin há mais de 50 anos, possui um império de restaurantes. Mas o principal deles, 3 estrelas no Michelin é o L’Auberge du Pont de Collonges.
Reserve antecipadamente.
O valor varia entre 270 euros e 310 euros o menu.

 

LA MÈRE BRAZIER


Um marco na história gastronômica de Lyon, Eugénie Brazier (1895 – 1977) foi a primeira mulher da história a ter 3 estrelas no guia Michelin e a única a renovar 2 vezes seguidas. Foi aluna de Paul Bocuse. Hoje o restaurante conta com 2 estrelas no Michelin.


Uma alternativa diferente :

Em Lyon existe um ônibus restaurante, que permite almoçar enquanto você descobre os principais pontos turísticos da cidade.
Não é um grande restaurante, mas com um cardápio correto, uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo na cidade e quer unir o útil ao agradável!
 

 

GEORGES BLANC

Não está no centro de Lyon, mas a 1h30, na cidadezinha de VONNAS , onde o chef comprou metade da cidade e transformou em uma cidade gastronômica, com seus restaurantes (entre eles, o 3 estrelas Michelin), lojinhas e hotéis.

 

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS :

Lyon tem muito para mostrar e merece ser visitada por mais de um dia, mas vamos dar algumas dicas do principal da cidade:

BASÍLICA DA FOURVIÈRE

Uma das basílicas mais lindas do mundo, fica no alto da colina da Fourvière. Foi construida em homenagem à Nossa Senhora (padroeira de Lyon). É o monumento mais visitado do estado do Rhône (onde fica Lyon) e a paixão dos habitantes locais.

Você pode chegar de carro (estacionamento ao lado) ou de bondinho, vindo do Vieux Lyon.

 

VELHO LYON (Vieux Lyon)

Bairro Renascentista, patrimônio Mundial pela UNESCO. Cheio de história, segredos e charme, é aqui que fica a Catedral de Lyon e os famosos TRABOULES, passagens secretas que atravessam os prédios e dão em locais completamente diferentes (que só são encontradas em Lyon – cerca de 230 traboules). Foram criados para reduzir as distâncias de passagem (pois os quarteirões são muito grandes) e usados durante a segunda guerra para locomoção dos habitantes.

 

MUSEU DE BELAS ARTES

Nosso Louvre Lyonnês! Foi o primeiro museu de Belas Artes da França e conta com 70 salas de exposições que vão do Egito antigo até a arte moderna. É o segundo maior museu francês depois do Louvre.

 

Na praça em frente ao museu vocês poderá ver ainda  A Fontaine BARTOLDI (projetada pelo mesmo arquiteto da Estátua da Liberdade de NY), O Hôtel de Ville e a Ópera de LYON (exemplo raro de união do antigo e do moderno em perfeita harmonia).

MUSEU DA CONFLUÊNCIA


O museu mais moderno de Lyon, fica na ponta de confluência dos rios RHÔNE E SAÔNE. Abriga exposições temporárias e fixas, sobre a humanidade e a evolução do homem. Pelas exposições ou pela modernidade do prédio, vale a visita!

 

 

BAIRRO DA CONFLUÊNCIA

Bairro moderno de Lyon, completamente diferente de toda a parte histórica que você irá ver, foi construido para substituir um bairro industrial que estava abandonado. Segue padrões eco sustentáveis.

ATELIERS DE FABRICAÇÃO DE SEDA

Lyon foi a capital mundial na produção da seda durante muito tempo, antes é claro, da China dominar o mercado. Você pode ver como a seda era fabricada artesanalmente e ter acesso à estampas exclusivas e lindíssimas, que dificilmente encontrará por aí.

 

 

CARRÉ D’OR

Para fazer bem aos olhos, ou para fazer algumas comprinhas.

É uma parte do bairro (2ème arrondissement) onde ficam as lojas de grandes marcas, nas proximidades da Place Bellecour. Hèrmes, L.Vuitton, Cartier, Mont Blanc, entre outras, são todas vizinhas neste bairro que reúne o melhor do luxo francês.

 

HALLES PAUL BOCUSE

Uma homenagem ao famoso chef, este mercado gastronômico é de deixar qualquer um salivando. Reúne alguns dos melhores produtores franceses de determinados produtos. Entre eles alguns são fornecedores do restaurante do chef. O paraíso na terra!

 

EVENTO DO ANO : FÊTE DES LUMIÈRES

Acontece todos os anos, no dia 8 de dezembro durante 3 ou 4 dias. É um dos maiores eventos urbanos do mundo. A cidade recebe cerca de 3 milhões de turistas que vêem ver a cidade toda iluminada. Fazem 12 anos que artistas e arquitetos fazem este evento único na cidade. Dê uma olhadinha no vídeo abaixo para entender melhor o por que de tanto sucesso.

https://youtu.be/0SJ0J0DAUoc

E tm muito mais… a lista é enorme!

Sem falar nas redondezas incríveis de Lyon, com as cidades de pedras douradas, os vinhos e vinícolas do Beaujolais (e seus montes e vinhedos, que lembram muito a Toscana), o Vale do Rhône (segundo maior vinhedo da França depois de Bordeaux) e seus vinhos famosos, a cidade medieval de PÉROUGES, a fábrica de um dos melhores chocolates do mundo : VALRHÔNA, Annecy – a Riviera dos Alpes franceses (as praias na beira do lago e cidade charmosíssima), as estações de Ski mais chiques do mundo : Courchevel, Chamonix ,…

Motivos não faltam para visitar Lyon, e a Pryscila está esperando vocês por lá!

 

 

 

<