Visitar Paris com crianças pode ser um momento maravilhoso, educativo, divertido e, certamente, mágico. Este guia foi feito com muita atenção e carinho, validado com crianças francesas e brasileiras. Além disso, acompanhamos várias crianças ao logo dos anos em saídas em Paris. Assim, aqui tem o acumulado dessa experiência com dicas de locais, orientando os roteiros e visitas. Desejamos que aproveitem Paris ao máximo e que se divirtam com tantas atividades bacanas com sua família.

Nosso parceiro especializado em crianças é o blog Parci Parla, através da Aureliana Garreau, que também oferece o serviço de acompanhamento de famílias e crianças por Paris com assistência personalizada e atividades inusitadas. Contate-a em nome do Paris Mania para um atendimento bem especial ! O Parci Parla tem vários artigos dedicados às crianças. Para saber mais, clique aqui.:

 

Abaixo, nosso guia para uma viagem com crianças em Paris.

 

EXPOSIÇÕES E ESPETÁCULOS DA TEMPORADA INFANTIL

 

Hello My Game is

Hello my game is ... Invader

Musée en Herbe http://museeenherbe.com

Faites vos Jeux

Palais de la Découverte

Palais de la Découverte www.palais-decouverte.fr

Disney sur Glace

VISITAS E ROTEIROS EM PARIS

 

1 – Musée de l’Histoire Naturelle e sua Galerie de l’Evolution

A visita deste museu é acompanhada de um passeio no Jardin de Plantes com seu labirinto em forma de caracol e seu Zoológico de la Ménagerie, que é o mais antigo da França (com onças, camelos, leões..) e a Galerie des Enfants (www.mnhn.fr). Um dos programas mais apreciados pelas crianças. Aproveite para tomar um chá na Mosquée de Paris, que fica pertinho.   Confira nosso artigo, clique aqui.

2 – Jardin d’Acclimatation

Este parque localizado no Bois de Boulogne é um charme e adaptado a várias idades, com inúmeras atrações, trenzinho, carrossel, teatro de marionetes, restaurantes, creperia e salão de chá Angelina … Vale ir até lá! Têm vários ateliers muito bons para crianças: Le petit laboratoire des couleurs, le Jardinage, La cuisine, L’atelier du parfum, Le Théatre, La Magie... Confira nosso artigo, com o blog Paris RDRG, clique aqui.

Voltando, aproveite para visitar o Arco do Triunfo e ir fazer um lanchinho no Publicis do Champs-Elysées, que é um lugar com restaurante, café, livraria, produtos diversos, tabacaria, etc. Ou, então, ir no Ladurée (75, av. des Champs-Elysées).

 

3 – Musée du Louvre A ala mais impressionante para crianças é a egípcia (confira no seguinte link :  www.louvre.fr/parcours), com suas múmias e sarcófagos. Outros pontos importantes a ver: os Cavalos de Marly, a Vênus de Milo, a Victoire de Samothrace e, claro, a Mona Lisa. Não se esqueça de comprar os bilhetes com antecedência para evitar filas e não entre pela porta da Pirâmide, mas pela Porte des Lyons (fechada nas sextas e à noite). Ela se encontra no Jardins des Tuileries, na altura do Arco do Carroussel, na ala do  Museu do lado do Sena.

Depois de visitar o Museu, ir almoçar no Café de Marly na frente da Pirâmide, no terraço do Loulou no Musée des Arts Décoratifs ou no Café Richelieu, dentro do Louvre

Em seguida, andar pelo Jardin de Tuileries, que tem brinquedos para crianças, trampolim, carrossel e um parque de diversões no verão. Se estiver por lá no final da tarde ir no Salão de Chá Angelina e pedir um chocolate quente (o melhor de Paris) com o doce “Mont-Blanc”, que é realmente calórico. Uma boa opção depois é visitar a Île de la Cité e a Notre-Dame, se tiverem coragem subam até o alto das torres, é lindo … Passem pela Conciergerie et la Sainte-Chapelle (pelos vitrais lindos). Ai, chega a hora de relaxar e flanar na Île St Louis e experimentar os deliciosos sorvetes da Berthillon.

4 – Parc de La Vilette

Esta é uma visita para passar o dia, é interessante e lúdico. Conferir a agenda para se organizar. Têm, também, um parque de diversões para as crianças, com labirinto e escorregadores divertidos.

La Cité des Sciences – Planetário com projeção Laser Haute Définition en 8K e filmes em imersão 360 graus, estação espacial, exposição Explora (tudo com multimídia e luzes).www.cite-sciences.fr

Cité des Enfants – máquinas e objetos, para descobrir os princípios científicos www.cite-sciences.fr/citedes enfants

La Géode – filmes em 360° incríveis ! confira a programação – www.lageode.fr    

L’Argonaute – visita a um submarino –www.cite-sciences.fr/argonaute-submarin

Cité de la musique e seu Musée de la Musique com mais de 4.500 instrumentos musicais – www.citedelamusique.fr

Uma boa ideia para o almoço é ir no Café Café Zoïde (92 bis, Quai de la Loire, 75019), que é um café cultural infantil.

Planeje sua visita confira o mapa completo neste link : La Vilette mapa completo       

 

5 – Musée de l’Armée nos Invalides, Túmulo de Napoleão e Torre Eiffel

A visita ao Hôtel des Invalides é sempre impressionante, sobretudo com a historia de Napoleão e o seu túmulo. Os meninos vão adorar o Musée de l’Armée. Confira nosso artigo, com o blog Parci Parla, clique aqui.

Nessa região, almoce no Restaurante Esplanade, ao lado, ou vá até o restaurante do Musée Rodin, com seu jardim muito bonito e as esculturas ao ar livre. As crianças não se interessam por esculturas, mas indo no almoço sempre impregna um pouco de curiosidade … Ou, se andar um pouco e ir até a Ecole Militaire, sugerimos o restaurante Le Tourville ou o Le Café des Officiers.

Depois relaxe no parque do Champs-de-Mars, vá até o carrossel na frente da Tour, que é o mais visitado de Paris ou no teatro de marionetes (http://guignolduchampdemars)… É nesse roteiro que incluiríamos a visita à Torre Eiffel, no pôr do sol é lindo ! Porém, não esqueça de reservar e evitar filas, no seguintes sites: http://ticket.toureiffel.fr ou www.eiffel-tower.com. Ainda outra opção bacana é ir almoçar no restaurante do primeiro andar da Torre Eiffel, o 58 (www.restaurants-toureiffel.com).

Aliás, um comentário importante: as crianças adoram ver a Tour Eiffel piscando com suas 20.000 lâmpadas à noite, isso acontece nos 10 primeiros minutos de cada hora, do escurecer até 2 horas da manhã. Planeje uma noite para ver esse espetáculo. Termine a visita do dia indo até o Trocadéro e sua bela vista e experimentando um dos melhores macarons de Paris, na conhecida Carrette, que também tem um dos melhores clubs sanduíche da cidade ! Ou, opte pelo passeio pelo rio Sena, em particular num dia bonito e no final da tarde …

A vida de cidade aparece em frente aos olhos, as pontes, os barcos. As crianças adoram. A partida é no Pont de l’Alma (perto da Torre Eiffel) e você pode escolher entre os Bateaux Mouches e os Bateaux Parisiens. Para os pequenos, confira a “Croisière Enchantée” em canções e anedotas… Esse passeio é com os Bateaux Parisiens, confira no seguinte link: www.bateauxparisiens.com.

Outra opção simpática é pegar o Batobus (veja aqui suas 8 estações: www.batobus.com). Uma maneira lúdica de subir e descer em pontos estratégicos da cidade, navegando pelo Sena: Tour Eiffel, Champs-Elysées, Musée d’Orsay, St Germain des Près, Hôtel de Ville, Notre-Dame, Louvre e Jardin des Plantes. Uma boa ideia é parar na beira do Sena e ir tomar um sorvete ou lanche numa das “peniches”, barcos instalados à margens do Sena. confira aqui onde estão esse quiosques: http://kiosquesflottants          

 

6 – Montmartre e o Centre Pompidou

Este passeio inclui subir com o funicular, que é muito divertido, visitar a Basilica de Sacré-Coeur, ver a Praça du Tertre e seus pintores, passear pelas ruelas e o visitar o Espace Dali, com mais de 300 obras e seus famosos dedos (www.daliparis.com). Não muito longe, tem o Le Poussette Café, que é feito especialmente para crianças pequenas, no 6 rue Pierre Sémard 75009.

Uma boa ideia é ir logo depois visitar o Centre Pompidou, com seus tubos coloridos, com os monstros da fonte da artista Nikki de Saint-Phalle na Fontaine Stravinsky e os shows de rua do lado (comedores de fogo, mímicos, artistas de rua, etc …).

                                               

Almoçar ou tomar um café no ultimo andar no Chez Georges, imperdível ! Pela vista e pelo terraço … Aproveitar para passear no Marais e tomar um sorvete da Amorino, no 31 rue du Temple.        

7 – Jardim de Luxembourg

                                                                                     

Um lugar muito especial, do lado do Senado francês, com canteiros de flores, cadeiras para sentar .. e brinquedos para crianças: tanque de areia, brinquedo de escalada, escorregadores e muito mais. Tem até pôneis ou teatro de Marionetes!

As crianças podem almoçar ao ar livre, pertinho, na Buvette des Marionettes (26 Rue Vaugirard 75006). Nesta opção, colocaríamos a visita ao Musée Cluny, com suas termas galo-romanas e objetos medievais,  e o impressionante Panthéon. Ou, ainda, uma visita ao Musée du Monde Arabe por sua arquitetura excepcional, que se adapta à luz, e pela vista de Paris no último andar !

 

 

OUTRAS VISITAS BACANAS EM PARIS

Caso tenham tempo, sugerimos as seguintes visitas:  

– Parc Zoologique de Paris 

O zoo de Paris foi inagurando ha pouco tempo e merece uma visita ! www.parczoologiquedeparis.fr – Palais de la Découverte

O Museu de ciências : a terra e o universo, matéria e energia, matemática, astrofísica, química… Tudo muito lúdico e educativo, crianças curiosas adoram! Veja nosso artigo aqui, pelo blog Parci Parla.

 


– Cité de l’Architecture et du Patrimoine

A Cité Chaillot é muito ibteressante para se ver como a arquitetura da cidade evoluiu, muitas maquetes de monumentos, estátuas, desenhos de arquitetos, etc. Para crianças, tem um jogo de enigmas que é muito bacana.www.citechaillot.fr
– Aquarium de Paris e seu cinema Cinéaqua, realmente bem bonito, com tubarões … Quando chove, esta é uma “mega” boa opção !!! www.cineaqua.com
– Musée des Arts Forains – lugar especial, para ver todos os lindos carrosséis e brinquedos antigos de parques de atrações de uma outra época ! Tem que reservar com antecedência www.arts-forains.com
– Deyrolle – Espaço reservado a “taxidermie”, com animais ou insetos empalhados, muito interessante ! www.deyrolle.com
– Teatro de Marionetes – O Théatre Guignol do Rond de Point des Champs-Elysées é um dos mais conhecidos www.theatreguignol.fr. Ou, também, os teatros de outros parques como o do Parc Montsouris (www.guignol-parcmontsouris.com) e o do lindíssimo Parc Buttes-Chaumont, o Théatre de Marionettes Guignol Anatole (www.guignol-paris.com). Sem esquecer o do Jardin d’Acclimatation: www.guignol.fr.
– Musée Grévin – Museu de cera, com um passeio interessante pela história e os grandes personagens da França e do mundo http://www.grevin.com
– L’Opéra de Paris : para ver as “coulisses” (bastidores), os “foyers” (sub-solos) e a decoração com sues tetos espetaculares, visitar por de trás do palco! Veja nosso artigo aqui, pelo blog Parci Parla.
– Catacombas e subterrâneos de Paris – que acabaram de ser reabertas depois de uma reforma. Confira aqui: http://catacombes.paris.fr
– Musée de la Poupée – As bonecas durante os séculos, linda coleção. As meninas, claro, vão adorar … www.museedelapoupeeparis.com
– Visitas com cenários de teatro – visitas animadas por artistas, cantores e dançarinos, em torno de temas como: l’Esprit de Montmartrel’Enigme des passages couverts et le Secret des caves oubliées. Para crianças que gostam de enigmas e teatro, e que falam francês ou inglês… www.visites-spectacles.com
– Musée de la Curiosité et de la Magie – bem divertido ! com truques de mágica …www.museedelamagie.com
– Passeio no Bois de Boulogne – passeio de barquinhos à remo delicioso no lago, passeios de bicicleta, de pôneis, parquinhos de diversão… Clique aqui: Plan-bois-de-boulogne para ver o mapa e se localizar. Almoçar no restaurante Le Châlet des Ïles, que só tem acesso via um barco e tem um terraço lindo (www.chalet-des-iles.com).

 

– Cirque d’Hiver Bouglione – Este circo é muito bom, mas somente no outono e no inverno: www.cirquedhiver.com

 

– Cyber Game Laser – 480 m2 de jogo de laser em 3 andares, em forma de labirinto, com um lounge e salas de jogos, pebolim, fliperama, bilhar … Em Coubervoie. www.cybergame.fr
– Apple Store – têm um espaço crianças e podem brincar com Ipad e os Mac’s, assim você cria mais “mac addicts” … No Carrossel du Louvre, na Opéra e no Marché Saint-Germain.
– Parc André-Citroën – fazer uma subida no balão da Eutelsat, podendo ver a cidade à 150 metros de altura. São 6 jardins temáticos, com estufas, inclusive tropical.
– Marché des Timbres – Para estimular o espirito de colecionar selos nas crianças. Um mercado que acontece ao ar livre, todas as quintas, sábados, domingos e feriados, do lado direito do Jardim des Champs-Elysées , na esquina da av. Marigny e da av. Gabriel.
– Aquarium Tropical de la Porte Dorée – um aquário com 5.000 peixes e 300 espécies –www.aquarium-portedoree.fr
– La Maison des Contes et des Histories – www.contes-histoires.net

ATRAÇÕES SEGUNDO AS ESTAÇÕES DO ANO

 

PRIMAVERA e VERÃO PARISIENSE

  • Les Berges de la Seine– Passear pelas margens (Berges) do Rio Sena se transformaram em programa para as crianças … e adultos. Abaixo o mapa com a localização desse percurso da Rive Droite e o da Rive gauche:

Vários espaços dedicados foram criados:

Tem jogos no chão, como amarelinha e labirinto, mini-muro para escalar, cabanas de índio (chamadas “tipis”), lousa gigante para desenhar, etc.

Sugerimos para um lanche rápido a “buvette” En attendant Rosa, Port des Invalides perto do Pont Alexandre III, a filial do delicioso Rosa Bonheur do parc de Buttes-Chaumont, ou o caminhão do Mozza & Co, com deliciosas mozzarelas, que fica no quai Solférino, onde esta também o Omnivore com bagels muitos bons. Mas, o café bacana é o Faust, perto do Pont des Invalides, gostoso, descontraído e com bela vista.

  • Paris Plages, de 20/07 a 19/08, lotado, bem organizado e com atividades diversas.
  • Fête Forraine des Tuileries, de final de junho (por volta do 28) ao final de agosto (por volta do 20), um parque de diversões à antiga, muito gostoso.

 

INVERNO E NATAL EM PARIS 

  • Marché de Nöel

Instala-se todos os anos, entre o Rond-de-point des Champs-Elysées e a Concorde. Aproveite para andar, comer churros com chocolate Nutella (um must para os pequenos…), fazer algumas das atrações, das quais um passeio na imensa roda gigante a “Roue de Paris”, com uma vista absolutamente linda … Dica importante: ande atrás da barraquinhas, evita a  multidão…

  • Grand Palais 

O lugar além de lindo é mágico, na belíssima nave, em alguns anos colocam uma patinação de 1.800m2 www.legrandpalaisdesglaces.com, e em outros montam um parque de diversões inteiro dentro, o que no inverno é realmente uma opção bacana. Vai até tarde na noite, com jogo de luzes e musica.

 

  • Patinoires – Para patinar ao ar livre:  Parvis do  Châtelet, no primeiro andar da Tout Eiffel, no ultimo andar da Tour de Montparnasse  e na cour super exclusiva do Hôtel Plaza Athenée (reservar com antecedência)

RESTAURANTES “CHILDREN FRIENDLY”

 

Foodtrucks

Se é que essa noção existe na França … nem todos os restaurantes os acolhem bem. Fizemos uma lista com nossas sugestões com os que consideramos que são gostosos e onde as crianças são “toleradas” ou apreciadas, testado por nós ou nossos amigos ! Aliás, na França, criança come como adulto e, assim, se educa os “petits gourmets”

Restaurantes gostosos


Germain
– pelo charme da déco, club sandwiches e um dos raros “fish & chips” de Paris
Café Lenôtre – antes ou depois de ir ao Grand Palais, ou de passear no Champs-Elysées
Chez Camille – bistrôt descontraído no Marais
Tribeca – massas, sandwiches, gostoso e barato na charmosa rue Cler
Carrette – no Trocadéro e Place des Vosges, ótimos para almoçar: saladas e um dos melhores club sandwichs de Paris
Le Châlet des Îles – no Bois de Boulogne numa ilha, com um terraço bem bonito
Hotel Hilton Arc du Triomphe – tem um brunch de domingo gostoso e do lado uma sala com atividades e monitores para crianças !
Auberge du Bonheur – Um restaurante simpático e familiar na natureza do Bois de Boulogne.
Restaurante Bonpoint – O restaurante da loja de crianças mais chic de Paris, com uma pequena “cour”ideal para fazer “2 em 1″ no 6, rue de Tournon 75006  
Restaurantes Poussette (para lanchinhos, com atividades/jogos para crianças pequenas)
Café Zoide – 92 bis, quai de la Loire 75019 (perto da La Vilette)
Poussette Café – 6 rue Pierre Sémard 75009.

 

Foodtrucks

O que todos adoram e é bacana: os foodtrucks. O melhor é o Camion qui Fume … filas e filas para se comer um delicioso hamburger com fritas. As crianças adoram … mas não só eles ! ver onde : www.lecamionquifume.com ou no www.facebook.com/lecamionquifume. Mas veja este artigo aqui, para encontrar outros foodtrucks que são bons !

 

Pizzerias

Primeira dica: evite as do Champs-Elysées … São para turistas e pizzas do tipo “fast food”. Caso nao posse optar por outra solução, a mais conhecida é a Pizza Pino. Na região do Champs-Elysées a única boa opção é o Bistrô Napolitain (18, av. Franklin Roosevelt 75008 Paris, fechado ao sábado e domingo), considerada por muitos a melhor pizza de Paris, feita no forno de lenha com mozzarella di bufala …  O ambiente é animado e a decoração simples.

A Pizzaria Grazie, do lado da Merci e da Bonton, é super descolada, sendo um bar de Pizzas, com excelentes drinks! Para a sobremesa, não perca esta: pizza à la crème de chocolat au lait et noisettes à la feuilletine ou, se preferir, peça os sorvetes da Pozzetto (91, Bd Beaumarchais 75003 Tel 01 42 78 11 96 – aberto todos os dias, inclusive domingo).

Pink Flamingo é a mais recente no buzz dos parisienses no badalado Alto Marais (105, r. Vieille du Temple 75003) www.pinkflamingopizza.com), as pizzas são originais e criativas, massa fina com ingredientes ótimos (muitos orgânicos…) Já em Saint-Germain, uma das mais frequentada é a Pizza Positano (15, rue des Canettes 75006 Paris, fechado ao domingo), boa pizza e ambiente caloroso. Tem um menu variado italiano. Sempre tem fila. Sem dúvida, uma grande concorrente da Rive Gauche para o título da melhor pizza…

Pizza Chic (13, rue de Mézières 75006 Paris, fechado ao domingo) – Além de ser uma das melhores pizzas de Paris, feita em forno de lenha, é a mais requintada em termos de decoração e, sem dúvida, a mais cara… mas não é uma cantina: é um verdadeiro restaurante com estilo.  Abriram também a Marzo, fogão à lenha, deliciosa (5 Rue Paul-Louis Courier, 75007).

 

Hamburguers Diners americanos

Coffee Parisien– come-se muito bem, sempre cheio, sem reserva: 4, rue Pricesse 75006/7, rue Gustave Courbet 75116/46 Rue Sablonville Neuilly.
PDG para muitos o melhor de Paris ! Rive Gauche (5, rue du Dragon 6°)
H.A.N.D. recente, decoração agradável e ambiente gostoso – 39 Rue de Richelieu 75001 (Palais Royal)
Blend – super procurado … no buzz ! – 44, rue d’Argout 75002
HD Diner – no estilo “fifties”, têm um ótimo brunch, no 25, r. Francisque Gay 75006
Indiana Café – um Tex-Mex que é must para os pequenos, sendo o nosso preferido o de Ternes, preço acessível
Swartz’s Deli– No Marais e no Trocadéro, tipo diner’s americano, muito bom hamburger e kasher (assim, somente o bacon, que não é bacon !)

Nota: Não incluímos em nossa lista os que já não são mais bacanas e que são menos bem frequentados: Planet Hollywood e Hard Rock Café. E que aparecem ainda em listinhas brasileiras…  

Steackhouses

L’Entrecôte: Todos os endereços são bons, o molho é delicioso, carne e fritas à vontade.
Hippopotamus – Lugar descontraído e com uma grande variedades de carnes, preço acessível e espaço para a crianças.Alguns dos endereços são Red by Hippo, que é o alta gama da cadeia.www.hippopotamus.fr

Lanches, sanduíches e comidinhas

Cojean – clean e moderno, ótimos sanduiches orgânicos – www.cojean.fr
Bread & Roses Deli-Café – 25, r. Boissy d’Anglas e 7, r. Fleurus, ideal para um lanche…
Lili’s Brownies – um dos melhores brownies e muffins da cidade – 35, Rue Dragon 75006
Le Pain Quotidien – padaria e mesa compartilhada, saladas orgânicas e sanduíches ótimos, vários endereços: www.lepainquotidien.fr
Lina’s – cadeia com lanches rápidos e sanduíches gostosos, feitos na hora – vários endereços:www.linasparis.com

Sorvetes

Berthillon – 31, Rue St Louis en l’Île 75004
Le Bac à Glaces – 109, Rue du Bac 75007
Amorino – 47, r. St Louis en l’Île 75004 / 31, r. Vieille du Temple 75004 /4, r. Buci 75006
My Berry – 25, Rue Vieille du Temple 75004 It Mylk – 15, Rue de l’Ancienne Comédie 75006
Yogurt Factory – 3, rue Saint Merry 75004

Doces

Dalloyau – Famoso pelo Opéra e considerado um dos melhores Macarons da cidade
Pierre Hermé – criador do doce Ispaham, conhecido por seus Macarons criativos
Ladurée – conhecida por seus maravilhosos Macarons e sua embalagem mítica !
Popelini – especialista de “chou”, em qualquer sabor – 29, rue Debelleyme
Maison du Chou – chou à la crème tradicional, na place Fürstemberg

 

Crepes e Waffles (Gauffres)

Breizh Café – considerada a melhor de Paris – 109, rue Vieille du Temple 75004 L’Avant-Comptoir – ótimos crêpes e gauffres, de pé. – 3, Carrefour de l’Odéon 75006
Pancake Square – 8, rue de Surène 75008 (perto da Madeleine)
Crepêrie des Canettes – 10, Rue Canettes 75006
Creperie Suzette – 24, rue des Francs Bourgeois 75004
Princesse Crêpe – decorada para meninas, super rosa ! 3, rue des Écouffes, 75004
Pâtisserie Meert – ótimos gauffres recheados, uma tradição ! 16 rue Elzévir 75003 Paris

Cupcakes

Synie’s – 23, rue de l’Abbé Gregoire 75006
Berko – 23, rue Rambuteau 75004 – Aliàs, o cheesecake deles também é divino !!!

Bombons & Guloseimas

A la Mère de Famille – vários endereços: www.lameredefamille.com
La Cure Gourmande – 10-12, passage Jouffroy 75009
Karamell – 15, rue des Martyrs 75009
Les Gourmandises de Nathalie – 67, Bd des Invalides 75007
La Confiserie Rivoli – 17, rue de Rivoli 75004
Les Bonbons au Palais – 19, rue Monge 75005

Bolos para Festas e salão de chá infantil

Chez Bogato – fazem os bolos mais bacanas e divertidos para festas de é so escolher o tema. Têm também um mini salão de chá … Confira nosso artigo, clique aqui.
Les Fées Pâtissières – Mini salão de chá e fazem bolos divinos www.lesfeespatissieres.com

COMPRAS – crianças e adolescentes

 

Lojas de roupas

Le Bon Marché – Le Coin des Enfants, super chic, claro ! – www.lebonmarche.com
Bonpoint – a marca icône de roupas de crianças – www.bonpoint.com
Blanc d’Ivoire Enfants – charmoso e chic – www.petitblancdivoire.fr
CdeC by Cordelia de Castellane – muito chic e atual – www.cdec.be/fr
Bonton Baazar – faz parte da loja Merci, mas para crianças – www.bonton.fr
Jacadi – marca bem conhecida, de boa qualidade, têm vários endereços – www.jacadi.fr
Petit Bâteau – a marca das famosas camisetas … ! – www.petit-bateau.fr
Les Infatines – Charmosíssimos e bem atuais ! – http://lesenfantines.com
Atelier de Courcelles – Multimarcas para moda chic – www.atelierdecourcelles.com
Marie Laure – ótimo e refinado, para bêbês, no 69, rue du Bac
DPAM Du Pareil au Même- A marca agora é mais popular, mas sempre bacana – www.dpam.com

Monoprix – Destacamos esta excelente dica bem parisiense. O departamento de crianças do Monoprix fazem cópias bacanas de grandes marcas e é muito frequentado por mães parisienses (o da rue de Rennes é particularmente apreciado ….). Isso por que o preço é bem em conta, o desing é bacanan e atual e a qualidade é relativamente boa ! – www.monoprix.fr

 

Sites de venda online para criança

www.turtledove-shop.frTurtle Dove – pijamas para os pequenos, muito charmosos
www.nicoli.frNicoli – para todas as idades, bem transados !
www.alittlemarket.comA Little Market – tudo feito à mao, muita escolha.
www.louislouise.comLouis Louise – roupas lindas para crianças
www.cyrillus.frCyrillus – venda online ou catálogo 

Sapatos e tênis

Maralex – 1 rue de la Pompe 16° – sapatos e tênis – www.maralex-kids.com
Six pieds trois puces – sapatos chics para crianças – www.sixpiedstroispouces.com
Just For Kids – tênis de todos os estilos e marcas com muito estilo – 9 Rue Tiquetonne 2°

DECORAÇÃO PARA CRIANÇAS

Annakabazaarwww.annakabazaar.com
Les Enfants du Design – somente online : www.lesenfantsdudesign.com
Banaborose – móveis vintage para crianças. Uma graça ! www.banaborose.com
Womb – várias marcas infantis bacanas, além da deles ! 93 rue de Réaumur, 75002 Paris
Le Petit Atelier (o mesmo de roupas acima)
Nanellehttp://nanelle.fr – specialista de quartos de crianças
Enfants Terribleswww.enfantsterribles.fr – 21 rue de Sablonville em Neuilly

 

LOJAS DE BRINQUEDOS EM PARIS

LEGO Store e Atelier

Le Bon Marché– uma seleção excelente, em alto estilo !
La Grande Recré– São várias lojas: Passy no 16ème, Le Passage des Princes – 5, Bd des Italiens, perto da Opéra. Confira aqui: lagranderecre.fr
L’Ours du Marais: uma loja somente com ursinhos de pelúcia. O máximo ! confira nosso artigo, clique aqui
Fnac – compre na loja virtual :fnac.com/enfants
BHV – Bazar de l’Hôtel de Ville– por sua variedade de modelos de autorama (www.scalextric.fr), trens, etc.
Éveil et Jeux– em vários endereços: 155, Rue de Courcelles 75017 e 19, rue Vavin 75006 e 148, av. Victor Hugo 75116
Le Petit Train Bleu– especialista de trens elétricos e miniaturas, em particular da célebre marca Marklin. Têm até atelier de iniciação… lepetittrainbleu.fr
Lego Store – Uma loja com construções com Lego e espaço criativo para as crianças. Veja nosso artigo aqui.
Il etait une fois– pequena loja em St Germain des Près (1 rue de Cassete) –iletaitunefois-paris.fr
Le Oiseau de Paradis– pequena loja com boa variedade – 211 Boulevard Saint-Germain 75007
Le Nain Bleu– brinquedos como antigamente. Enquanto não reabrem sua nova loja, confira o site: http://boutique.aunainbleu.co
Album Saint-Germain– todos as BD (Bandes Dessinées), ou seja vendem todas as estórias em quadrinhos possíveis ! Também se encontra os produtos derivados … 84, Bd St Germain 75005
Le Petit Homme de Bois– loja especializada em brinquedos de madeira:bonhommedebois.com
Jeux Descartes Écoles– todos os jogos de sociedade, wargames, tradicionais, Puzzles, RPG, DVD –jeux-descartes.fr – 52, rue des Écoles 75005
Ludikbazar – Jogos de sociedade, jogos de estratégia e para crianças, assim como jogos em DVD – 6, rue Meissonier 75017
Toys” R ” Us– Tem em uma na La Défense, no shopping “Le Quatre Temps”.
Disney Store– 44, Avenue des Champs-Élysées 75008
Brinquedos Kapla– Os famosos módulos Kapla com ateliers de construcão para adultos e crianças. Veja nosso artigo aqui, pelo blog Parci Parla.
La Boutique du Petit Princelaboutiquedupetitprince.com

 

LIVRARIAS

FNAC– o departamento de livros de crianças é bem completo (Na rue de Rennes ou na Place de Ternes)
Chantelivre– Esta livraria tem um departamento de crianças muito bom (13, rue de Sèvres 75006) – chantelivre.com

 

ATIVIDADES INFANTIS EM PARIS

 

Atelier KAPLA

Museu das Bonecas e Jardim Anne Frank

Cinema Pathé La Villette - Projeção de fimes 4DX

ANDAR DE BICICLETA E DE ROLLER

Vélib‘ Confira o Site: www.velib.paris.fr, a notar que o pagamento somente pode ser feito com cartões de crédito à puce (com um chip) e se pode comprar com tarifas exclusivas … e é rápido e em 2 clicks ! – Descontos são oferecidos para os jovens, checar no site; Allo Vélib’ é o atendimento por telefone : 01 30 79 79 30, de segunda a sexta de 8h à 22h, sábado de 9h à 22h e domingo de 9h à 19h;

Vélib’ Visit dedicado aos turistas. As agências de viagens e parceiros da Vélib poderão propor o sistema diretamente. Verificar os endereços desses parceiros no site: velib.paris.fr. Para ter o mapa das vias cicláveis de Paris, carregue o PDF no seguinte link: Mapa dos Itinerários aconselhados, ou confira no site aqui: www.velib.paris.fr/Plan-stations  

Ptit  Velib’ – bicicletas para crianças     Veja os endereços e modalidades aqui:  http://blog.velib.paris.fr/ptit-velib/    

Aluguel de bicicletas
Vélo Paris: Reserva por telefone, alugam cadeirinha de criança. Tel: 01 42 64 97 39 –www.veloparis.com
Hollandbikes: 77, bd Lefebvre 75015 – Tel: 01 42 50 42 40 – www.hollandbikes.com  

Tours Turísticos de Bicicleta – diurnos ou noturnos
Paris Velo Sympawww.parisvelosympa.com,
Fat Tire Bike Tours – http://fattirebiketours.com
Paris Bike Tour: – www.parisbiketour.net

Aluguel de Roller – Fat Tire Bike Tours – http://fattirebiketours.com

 

AULAS DE COZINHA

Atelier Guy Martin – Um dos ateliers mais concorridos www.atelierguymartin.com
Atelier Ducasse Enfants – são “Les Mini-Pouces” – www.ecolecuisine-alainducasse.com
 La Cocotte – receitas e outros suportes para falar do paladar! www.lacocotte.net
Cake L’Atelier – atelier de padaria e de “pâtisserie” – 11-13 rue george Bernard Shaw 75015, Paris – inscription@cakelatelier.fr ou na pagina Facebook aqui)
L’Atelier de Gâteaux – ateliers de cupcakes, macarons, etc.  http://atelierdesgateaux.com
– Atelier de Cyril Lignac – Cuisine Attitude www.cuisineattitude.com    

 

ATELIERS EM MUSEUS E CURSOS DE ARTE  PARA CRIANÇAS 

Em Museus

– Musée en Herbe – percurso de arte nas exposições – www.musee-en-herbe.com
Atelier du Musée du Louvre www.louvre.fr/ateliers
– Atelier de la Cité de la Musique-Philharmonie de Paris – Descoberta musical –http://philharmoniedeparis.fr
Atelier Tok Tok, no Palais de Tokyo – Ateliers ligados com as exposições. Super apreciados pelas crianças www.palaisdetokyo.com
Atelier do Musée Georges Pompidou – Há shows de mímica, marionetes e oficinas de artes, tudo em francês www.centrepompidou.fr
– Musée des Beaux-Arts da la Ville de Paris

Petit Palais –  Ateliers de gravura, argile, decoração de flores e botânica www.petitpalais.paris.fr
Musée de l’Histoire Naturelle e a Galeries das Crianças www.mnhn.fr
– Musée d’Orsay – visitas e ateliers para estimular a criatividade www.musee-orsay.fr
Musée Carnavalet – orientados para desenho e mosaicos www.carnavalet.paris.fr
Les Arts Décoratifs – para sensibilizar as crianças aos gestos, matérias e linhas das artes decorativas, da moda e da publicidade www.lesartsdecoratifs.fr
Musée des Histoires du Judaisme – Ateliers originais e divertidos: alfaiataria, alfabeto, jardins, arca de Noé www.mahj.org
Musée du Monde Arabe – Ateliers criativos, sempre com um aspecto educativo sobre cultura árabe e das exposições https://www.imarabe.org

Artes

– Atelier Kapla – criar contruções com a marca. Muito bacana ! Veja nosso artigo aqui, pelo blog Parci Parla.
Rose Selavy – escultura, pintura, desenho, cerâmica, … www.rroseselavy.net
– Carpe Sensus – Artes plásticas, cozinha e aulas particulares – Carpe-Sensus
Ursule et Zoé – Ateliers de dança, judô, de artes, de 3 a 5 anos – www.ursuleetzoe.fr
– Atelier des Petites Écuries Malavoy – desenho – www.atelier-des-petites-ecuries.fr
Atelier Grenelle – Artes plásticas com jogos e desenho – http://atelier.grenelle.free.fr
Ateliers de la souris verte –para perfumes http://latelierdelasourisverte.typepad.com
Ludzo – pintura em cerâmica – www.ludzo.fr
La Petite Maison de Couture Corolle – aprender a costurar http://fr.corolle.com

 PARQUES DE DIVERSÃO E ATIVIDADES PARA CRIANÇAS FORA DE PARIS

 

Aqui nossas dicas de onde ir fora de Paris, mas não tão longe que dê para passar o dia. Em função da idade das crianças checar bem se o lugar é adequado.

 

  • Château de Versailles

     

Sem dúvida uma visita impressionante, sem esquecer do Petit Trianon e o Hameau de la Reine. Fizemos artigos sobre Versailles e, também, seus restaurantes. Confira aqui: Guia de Versailles e este outro artigo: Versailles, muito além do Castelo, clique aqui.  

 

  • Jardim Zoológico de Thoiry

Situado no Castelo de Thoiry, da época da renascença, este é um programam para o dia todo. Têm zebras, girafas, elefantes, como se estivessem numa reserva africana, em liberdade… A visita se faz de carro. Por volta das 16hrs, todos podem observar como os tigres e os lobos sao alimentados! Além disso, tem um lindo jardi de rosas, à francesa, à inglesa, de perfumes, de outono… E, as crianças também podem se divertir na mini-fazenda, no labirinto, na pirâmide com tobogans ou na ilha misteriosa … Confira no seguinte site: www.thoiry.net ou na Cityrama (compre aqui).

  • Parc Asterix

Um parque para adultos e crianças, sobretudo se você colecionou as histórias em quadrinhos quando era pequeno ! Somos transportados na Gália, em seus vilarejos e, claro, na vida dos gauleses. Encontre todos os personagens e divirta-se nas 32 atrações, divididas em 6 mundos inspirados nas histórias de Asterix: Gauleses, Vikings, Grécia, Império Romano, Através dos Tempos e o novo mundo que acabou de ser inaugurado: o Egito dos Faraós. O parque não é tão espetacular quanto a Disney, mas mistura história e divertimento, além de ser bem francês. Se seus filhos já conhecem a Disney, nossa sugestão é: na França, faça como os franceses … Veja aqui: www.parcasterix.fr          

  • Disneyland Paris

São 5 países mágicos: Main Street, Frontierland, Adventurland, Discoveryland e Fantasyland. Não se esqueça de comprar um Fast Pass, que permite de não fazer fila em certas atrações (veja aqui). Confira sempre as ofertas : http://offres.disneylandparis.fr  Consulte sempre o site da ticketnet, pois fazem promoções FLASH. No entanto, depende da data (normalmente para visitas somente até 31/07) ou no inverno, clique aqui: www.ticketnet.fr ou hwww.ticketmaster.fr/parc-disneyland-paris Uma boa opção é ir jantar no Planet Hollywood na saida do parque, fechando o dia com chave de ouro ! Leia mais sobre o restaurante aqui.    

  • Playmobile Funk Park

                                                      

Todo o mundo dos brinquedos Playmobile, reunidos em espaços temáticos e por idades. Confira nosso artigo, clique aqui.  

  • France Miniature

Este parque é bem diferente, você visita a França inteira em um mapa de 5 hectares, no meio de 116 réplicas e mais de 150 paisagens reconstituidas em maquetes com dimensão de 1/30. Não longe de Versailhes, podendo ser uma alternativa depois de visitar o Castelo ! www.franceminiature.fr

  • Puy du Fou, na Vendée

É, bem mais longe, horas de carro … mas vale a visita. Parque de diversões com aventuras de cavaleiros da Idade Média, aventuras da época antiga romana ou em um castelo da renascença ! Grandes espetáculos com vikings, cavaleiros, mosqueteiros, gladiadores … Têm vilarejos temáticos: a fortaleza do ano 1.000, a Cité Médiévale, o Vilarejo do séc. 18, o Burgo 1900 e o recente Castelo da Renascença.

O espetáculo de noite é grandioso, veja nosso artigo sobre a Cinéscénie no blog Paris RDRG, clique aqui

Le Puy du Fou (3 h de Paris, 1 h de Nantes – aeroporto, 1 h d’Angers) De carro : Autoroute A87, saida n°28/

  • Maison de Monet em Giverny

Este programa é bacana em final de maio/junho, quando as flores do jardim estao no seu ponto maximo e as crianças poderao comparar os quadros e os lugares da propriedade que os inspiraram. http://fondation-monet.com

 

  • Cité Médievale de Provins

Esta cidade meieval é uma maneira bem interessante de fazer conhecer às crianças a vida na Idade Média, assistir um balé de aves com o falcão, águias, entre outras aves. Na Páscoa, fazem uma enorme caça aos ovos, confira nosso artigo, clique aqui.

      

  •  Parc Petit Prince

Se estiver em viagem pela Bourgogne ou perto da Suíça (e de Basel), dê um pulinho ou um desvio para visitar este parque : www.lepetitprince.com/tag/parc-petit-prince

  

 

Outras opções interessantes :

  • Musée de l’Air et de l’Espace Le Bourget– Para os aficionados de espaço e de aviação, este Museu tem várias atividades bacanas, como aprender como pilotar um avião … e ver o Concorde, o Mirage e as fusées Ariane. Confira: museeairespace.fr
  • Karting –um circuito conhecido é o Paris Indoor Kart, com 3 pistas indoor e outdoor. Uma experiência única. Grandes pilotos vieram neste circuito … pariskart.com
  • Ecole de Cirque Freddy Micheletty– Estágios de Circo durante um dia inteiro nesta conhecida escola. Um programa diferente! ecoledecirquemicheletty.fr
  • Futuroscope, Poitiers – Um grande parque voltado para o futuro e suas tecnologias – futuroscope.com

INFORMAÇÕES PRÁTICAS PARA CRIANÇAS EM PARIS

 

Sites bacanas para crianças em português

 

Aluguel e entrega no hotel de Carrinho de bêbê, patinetes & Afins para crianças

2 Kids 1 bag : Alugam por dia. Confira aqui: www.2kids1bag.com

 

Urgências

Caso necessite de informações de serviços de urgência, listamos abaixo os contatos:  

Telefone único de Urgências Europeu – 112 (Em toda a Europa, este número gratuito engloba todos os serviços: bombeiros, policia, urgências médicas, SAMU, etc.)
Policia – 17
Bombeiros – 18
SAMU – 15 (primeiros socorros de qualidade, levam aos hospitais se for urgente.)
SOS Médicins (médicos a domicilio para urgências) – 01 47 07 77 77
SOS Dentistas – 01 43 37 51 00
SOS Pediatria (médicos a domicilio para crianças) – 01 40 03 22 73
SOS Queimaduras – 01 58 41 41 41
Urgências Médicas de Paris – 01 53 94 94 94
Urgências veterinárias – 08 36 68 99 33

 

Farmácias 7d/7 e 24h/24

– Dhéry Pharmacie – 84, avenue des Champs-Elysées 75008, Tel.: 01 45 62 02 41

Tarde na noite

– Pharmacie Saint Germain-des-Près (até meia-noite): 45, rue Bonaparte 75006.
– Pharmacie Matignon (até 2 da manhã) – Rond-Point des Champs-Elysées 2, rue Jean Mermoz  75008, tel.: 01 43 59 86 55

Farmácias de plantão – em casos de urgência, ligar para a policia 17.

Hospitais por especialidade

Os hospitais Públicos são bons na França, principalmente em urgências, mas tem espera. O atendimento é rápido se for grave e/ou se a pessoa chega de ambulância. O site que dá os endereços por especialidade é http://www.aphp.fr/hopitaux  

Crianças Hôpital Necker – Enfants Malades, 149, rue de Sèvres 75006 http://hopital-necker.aphp.fr
Ortopedia Hôpital Cochin (www.aphp.fr/hopital-cochin)
Clinique du Sport (http://clinique-du-sport-paris.ramsaygds.fr/)

<