Castelo de Vaux-le-Vicomte é um castelo que é considerado como uma obra-prima do século XVII. Foi construido pelo poderoso  Ministro das Finanças reais do Rei Louis XIV, Nicolas Fouquet.

O Castelo de Vaux-le-Vicomte

Fouquet contratou três talentosos artistas, cujas  genialidades respectivas reunidas e combinadas criaram um castelo unico e magnifico: o arquiteto Louis Le Vau, o decorador Charles Le Brun e o paisagista André Le Nôtre.

Em 17 de agosto de 1661, aconteceu a festa deslumbrante para inaugurar seu novo castelo.

Castelo de Vaux-le-Vicomte

Castelo de Vaux-le-Vicomte

 

Louis XIV, a côrte e a festa

Toda a corte marcou presença na festa que deixou o rei Louis XIV exasperado. Mais tarde, Voltaire resumiu a recepção: às 18 horas Fouquet era o rei da França, às 2:00 da manhã, ele não era mais nada …

Em seguida, o Rei Sol, Louis XIV, decidiu construir Versalhes inspirado no que viu e, também, mandou colocar o mMinistro na prisão até sua morte em1680, o expoliando de seus bens e, claro, do castelo.

Para entender esta reação de inveja, não deixe de visitar a beleza deste patrimônio real e seus jardins.

 

Castelo de Vaux-le-Vicomte

Jardins à francesa de Le Nôtre

Em 2013, o castelo festejou os 400 anos da criação do seu primeiro jardim, André Le Nôtre revolucionou na época o que hoje chamamos “jardins à la française”, que são jardins planificados e bem estruturados, sempre com uma harmonia estética ligada à geometria, com fontes e estatias bem posicionadas na perspectiva. Em teoria, um jardim à francesa deve ter sempre uma visão global, sob qualquer perspectiva

O donos atuais do Château de Vaux-le-Vicomte, sempre organizam noites com jantares às luzes de velas, recriando a magia da época real. 

 

Noites à luz de velas

O castelo organiza visitas e  jantares à luz de velas, muito magico. Confira aqui: www.vaux-le-vicomte.com/actualite/visitez-aux-chandelles

Castelo de Vaux-le-Vicomte

Informações Práticas

Consulte o site do castelo: www.vaux-le-vicomte.com

 

<