Em Paris, existem dois bairros chineses. O mais popular e conhecido é o da Rive Gauche, no 13ème arrondissement e o outro é na Rive Droite, em Belleville no 20ème arrondissement.

 

Bairro chinês na av. d’Ivry – Rive Gauche

Na época do Ano Novo chinês, o bairro inteiro se organiza e o desfile de mais de 2.000 pessoas sai da avenue d’Ivry às 13h00, todos os anos, no fim de semana seguinte ao dia do Ano Novo. Além disso, nessa época não deixe de visitar a típica Feira do Ano Novo no Parvis do Centre Commercial Italie 2.

Restaurantes

As boas dicas de restaurantes nessa região são o Imperial Choisy onde tudo é bom, e sempre tem fila na porta  (32, avenue Choisy, Tel.: 01 45 86 42 40)

imperial-choisy

Tem o Village Tao Tao, grande restaurante num estilo mais tradicional, que é muito conhecido por seu pato laqueado (159, boulevard Vincent Auriol 75013 Tel.: 01 45 86 40 08 – www.villagetaotao.fr).

taotaovillage02-f7ee897d2c

La Mer de Chine é um restaurante sem pretensão na decoração mas a cozinha é deliciosa, para os que querem ir além no bairro chinês, pois fica numa região um pouco menos conhecida (159, rue du Château des Rentiers 13ème)

mer de chine

E tem o Tricotin que é um restaurante clássico, decoração popular típica, com excelentes Dim Sum (15, avenue de Choisy 75013)

tricotin

Um restaurante um pouco fora do roteiro mas que vale mencionar é o Délices de Shandong, que tem uma cozinha muito diferente e interessante, que é a da região de Shandong. Vale experimentar, este sim é tipicamente chinês, sem adaptações ocidentais ! … Frequentado por intelectuais e amantes da China.( 88, Boulevard de l’Hôpital, Paris – tel. : 01-45-87-23-37)

Restaurant Délices de Shandong 2

Lojas chinesas

Vale também visitar 2 lojas tradicionais: a de alimentação Tang Frères (48, Avenue d’Ivry 75013) e a de objetos diversos Paris Store (44, avenue d’Ivry 75013).

 

Bairro chinês em Belleville – Rive Droite

Na Rive Droite, o bairro chinês é em Belleville e as comemorações acontecem nos boulevards de la Villette et de Belleville até a place du Colonel Fabien. O desfile do Dragão acontece todos os anos às 14h30, na Place de la Republique com um trajeto até a Mairie deParis no Hotel de Ville. Um dos eventos inclui maquiagem gratuita de crianças na Association Pierre Ducerf no 29, rue Michel Le Comte 75003 Paris.

 
ano novo chines paris

Restaurantes

A boa dica de restaurante nessa área é o Ravioli Chinois Nord-Est, tem um dos melhores e imperdíveis raviolis de Paris na região de Belleville, num ambiente bem autêntico, típico e rústico! (11, rue Civiale  de  75010, mas fecha às 21h30)

                                                          Chinois nord est Nord Est ravioli

Outro excelente, em particular para sopas e massas é o  Mian Guan, que é uma cantina despretenciosa, mas um local muito bom no 34, rue de Belleville.

 

Restaurantes chineses chics em Paris

Em toda Paris, existem excelentes restaurantes chineses para todos os gostos e bem mais sofisticados. Assim, para os que procuram ambientes mais chics e bairros mais centrais, sugerimos os seguintes restaurantes:

 

camélia Mandarin Oriental SLPR-Shang-Palace

chez ly Diep
tigrr paris taokan

 

Shang Palace – elegância e uma estrela para a gastronomia no Hotel Shangri-là*****.  www.shangri-la.com
Camélia – Mandarin Oriental*****, moderno e caro, mas delicioso ! www.mandarinoriental.fr
Chez Ly – excelente, agradável, chic – leia nosso artigo, clique aqui.
Passy Mandarin – bom, com excelente pato laqueado – 6 rue Bois le Vent  75016 Paris
Diep – gastronômico, bem frequentado, uma “brasserie” chinesa – www.diep.fr
Taokan Saint-Germain – boa cozinha, em ambiente contemporâneo e chic – www.taokan.fr
Taokan Saint-Honoré – acabaram de abrir perto da rue de Rivoli – 1 rue du Mont Thabor
TIGrr – filial parisiense dos de Megève e St -Tropez, trendy – 1 Rue de Condé, 75006 Paris
Tong Yen – já teve seu momento de glória e é caro, mas bom – 1 Rue Jean Mermoz, 75008 Paris
Lao Tseu – frequentado por habitués do 7ème, delicioso – 209, bd St Germain 75007 Paris
Dragon Elysées – Estilo HK, boa cozinha11 Rue de Berri  75008 Paris
Kok Ping – Tipico HK, agradável e nos Champs-Elysées –  www.kokping.com
Yoom – para que gosta de Dim Sum (raviolis) – 59, rue des dames 75017

 
<